Salmão Teriaki


Obrigada a todos os que quiseram e puderam estar comigo na Feira do Livro. É sempre bom estar com vocês, poder conhecer-vos e em alguns casos reencontra-vos. Obrigado por me fazerem tomar parte nas vossas vidas.
Claro que este foi um fim de semana delicioso a vários níveis. Foi altura de atualizar alguns dos restaurantes a visitar, de reencontrar amigos maravilhosos, de provar coisas novas, de passear, de conhecer leitores muito simpáticos e de aproveitar o pequeno Zé Maria e a companhia da mana, agora a viver em Lisboa.
E depois de um fim de semana muito preenchido, eis que chega o dia de , pela primeira vez, fazer a apresentação de um livro em Lisboa. Estou numa ansiedade que ninguém imagina. Com receio de que não apareça ninguém, pois afinal não é esta a minha cidade e não está cá a maioria da minha família nem os meus amigos mais próximos. Receio de ter pedido à Sónia Morais Santos para vir apresentar o livro e de a deixar a falar para o boneco. Receio de estar a ocupar uma sala da Fnac onde ninguém se vai sentar… enfim. Receio de que tudo corra muito mal. Prometo tentar afastar estes maus espíritos e de tentar receber as almas que aparecerem com um sorriso nos lábios em vez desta carrada de nervos.
Mas entre feiras do livro e apresentações, há sempre tempo para cozinhar. Desta vez um salmão com molho teriaki. Rápido que só ele, para dias de nervos em que nem cabeça temos para cozinhar.
De qualquer maneira deixo-vos um pedido. Apareçam por lá! (Fnac do Chiado, 18h30, para a apresentação do “Receitas para todos os dias”)

Ingredientes para 2 pessoas:

2 lombos de salmão (cerca de 200g cada)
Sal q.b.
100ml de molho teriaki (usei da Kikkoman)

Preparação:

Coloque os lombos de salmão partidos em pedaços mais pequenos – ou inteiros, como preferir , num prato fundo. Tempere com um pouco de sal e com o molho teriaki e deixe a marinar cerca de 2 horas, virando o peixe de vez em quando.
Aqueça bem um grelhador ou uma chapa e cozinhe o peixe, de ambos os lados até que fique com uma cor caramelizada. Atenção para não cozinhar o salmão em demasia.
Sirva de imediato com arroz branco e brócolos cozidos ao vapor.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. :D Oh Joana! Sala vazia??? Não me parece. Eu da minha parte lá estarei... e sou grande, ocupo logo muito espaço! :D

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    O molho Teryaki,encontrasse nas grandes superfícies?
    E o livro também vai estar nas livrarias do continente?

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana,
    Hoje não posso estar presente, mas já nos vimos no sábado...
    Espero que tudo corra bem (o que tenho a certeza que sim, vai correr).
    Beijinhos,
    Ariana

    ResponderEliminar
  4. Sala vazia é uma visão totalmente irrealista para uma das bloggers de mais sucesso ;)
    Adoro salmão teriaki, tem um sabor inconfundível.
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adoro salmão, deve ficar fantástico com esse molho

    ResponderEliminar

Imprimir