Peixinhos da Horta com Molho Tártaro

Mais um fim de semana que passou. E por aqui, além de ter passado a correr, foi um fim de semana muito preenchido com festas de aniversário. Imaginem que na mesma semana há aniversários da mana, da mãe, da cunhada e de um afilhado…. Por isso o fim de semana foi passado em festas, comezainas e celebrações. Entre tanta animação, muita comida e menos tempo para cozinhar, foi desta que finalmente me aventurei a desossar codornizes para rechear, e que tiveram um resultado satisfatório. Aventuras culinárias à parte, tenho outras experiências mais antigas para partilhar, entre as quais estes peixinhos da horta (ou bolinhos de cobra fritos como lhes chamava em miúda!) adaptados de uma receita do Avillez, e que apesar de serem muito bons, estão a milhas de distância dos deliciosos peixinhos da horta do “Cantinho do Avillez”, que são realmente divinais. Ficou a experiência que preparei para petiscarmos enquanto dava um jogo de Portugal no Mundial….

Ingredientes para 4 pessoas:
(adaptado de “Cantinho do Avillez – as receitas” – página 44 – José Avillez)

400g de feijão verde
80g de farinha
1 ovo
1 colher de sopa finamente picada
Água q.b. e vodka q.b. em partes iguais
Sal e pimenta q.b.

Molho Tártaro:
1 ovo cozido picado
100g de maionese
1 colher de sobremesa de pickles picados
1 colher de café de mostarde de Dijon
1 colher de café de alcaparras picadas
Vinagre q.b.

Preparação:

Comece por preparar o molho tártaro. Misture bem todos os ingredientes, tempere com um pouco de vinagre e guarde no frigorífico até servir.
Entretanto prepare o feijão verde retirando-lhe as pontas e os fios. Coza o feijão verde em água a ferver temperada de sal durante cerca de 3 minutos. Retire, escorra e arrefça de imediato em água gelado com sal.
Prepare depois a polme dissolvendo a farinha numa mistura de água e vodka em partes iguais até obter uma mistura nem muito líquida nem muito espessa. Junte o ovo batido e a cebola, envolva bem e tempere de sal e pimenta.
Seque as vagens de feijão verde e passe-as por farinha e depois pela polme e frite em óleo a 180ºC (ou azeite) até ficarem dourados.
Escorra sobre papel absorvente e sirva ainda quentes com o molho tártaro.

Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Ficaram belíssimos esse peixinhos, com um ótimo aspecto e certamente com um sabor maravilhoso!!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  2. Que belos peixinhos da horta Joana! E o que eu gosto deste petisco! A minha mãe fazia-os imensas vezes, mas sem o molho. Eu acho que só me aventurei uma vez e nem por isso correu muito bem. Ficaram com óptimo aspecto. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Olá ,queria muito fazer estes peixinhos da Horta mas tenho uma dúvida na receita esta escrito:
    1 colher de sopa finamente picada
    é de cebola?
    Aguardo a sua resposta e já agora adoro as receitas estou sempre a fazer coisinhas daqui:)
    Beijinhos
    AC

    ResponderEliminar

Imprimir