Sardinhas Panadas com Salada de Ervilhas de Quebrar com Molho de Mostarda

Eu gosto muito de cozinhar com azeite. Tem muito a ver com o facto de sempre ter visto a minha mãe a cozinhar com azeite, e também porque o meu avô tem algumas oliveiras e nós estarmos habituados a ter o “nosso” azeite. As outras gorduras para cozinhar, duram meses cá em casa. Uso-as apenas para algums coisas muito pontuais e alguns bolos e sobremesas, mas nada mais. De resto tudo é feito com azeite.
Entretanto descobri que a Oliveira da Serra (www.oliveiradaserra.pt) lançou um novo azeite especial para fritar. Assim que coloquei os olhos na garrafa peguei nela e trouxe-a comigo para casa. Um azeite especial para fritar é mesmo uma excelente opção para quem, como eu, prefere cozinhar tudo com azeite.
Realmente não se fazem muitos fritos aqui por casa, mas as batatas fritas com este azeite, e estas deliciosas sardinhas panadas, foram as experiências que fiz, e posso dizer que fiquei realmente fã deste produto. Um azeite especial para fritar que dá um sabor muito especial aos alimentos. Acho que se já usava outras gorduras muito poucas vezes, agora vou passar a usar ainda menos.

Ingredientes para 2 pessoas:

6 sardinhas (abertas, sem cabeças e sem a espinha central – fazem isso na peixaria)
Sal e pimenta q.b.
Farinha de milho q.b.
150ml de azeite Oliveira da Serra especial para fritar

Salada de Ervilhas de Quebrar com Molho de Mostarda
350g de ervilhas de quebrar
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de mostarda de Dijon
1 limão
2 colheres de sopa de salsa picada
Azeite q.b.

Preparação:

Tempere as sardinhas com sal e pimenta. Seque-as depois para retirar o excesso de água com papel de cozinha e passe-as por farinha de milho.
Entretanto aqueça o azeite Oliveira da Serra especial para fritar numa frigideira e frite as sardinhas de ambos os lados até ficarem douradas. Escorra-as em papel absorvente.
Para a salada de ervilhas de quebrar, coza as ervilhas ao vapor temperadas com uma pedrinha de sal – ou em água temperada de sal, sem as deixar ficar demasiado cozidas.
Entretanto prepare o molho de mostarda. Numa taça misture a mostarda com sumo de meio limão e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture o azeite batendo com um garfo para emulsionar e até obter um molho cremoso, Retifique de temperos e acrescente a salsa picada. Assim que as ervilhas estiverem cozidas escorra-as e envolva-as de imediato e ainda bem quentes no molho de mostarda.
Sirva as sardinhas panadas com a salada de ervilhas.

Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Que maravilha de refeição! Fiquei com vontade de experimentar o azeite.

    ResponderEliminar
  2. Uma refeição mesmo aos nossos gostos cá de casa,...
    Beijinhos,
    Espero por ti no meu passatempo:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2014/06/passatempo-do-5-aniversario-do-blog-o.html
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Já vi o anúncio. Mas ainda não vi à venda.
    Fiquei curiosa e com vontade de comprar, pois tal como tu, o azeite é a minha gordura de eleição para cozinhar.

    Joana,
    infelizmente não pude aparecer na tua apresentaçã oda FNAC, pois mudaram-me uma consulta médica para esse dia que não podia faltar e quando me despachei já era tarde :(
    Fica para uma próxima oportunidade.
    Beijinhos
    Romã:*

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:10

    Gostava tanto das fotos sem publicidade :(

    ResponderEliminar

Imprimir