Sopa de Peixe com Camarão

Mais um fim de semana preenchido. Ida ao Porto para uma apresentação que foi muito gira, e muito pouco convencional. Antes ainda houve tempo para levar o Zé Maria à piscina e para fazer as compras habituais no mercadinho biológico.
Domingo foi mesmo dia de estar em casa. Ao contrário do que eu gosto, não houve tempo para filmes e sofá. Foi preciso organizar a casa que estava literalmente de pantanas, depois de uma semana com outros afazeres que não permitiram manter as coisas como gosto.
Claro que também se cozinhou – e se experimentaram coisas novas – e preparei uma sopa de peixe para aproveitar a cabeça da corvina que comprei. Cá em casa não somos amantes da cabeça de peixe e costumo utilizar - quando compro o peixe inteiro - para fazer caldos de peixe caseiros e saborosos. Desta vez rentabilizei ainda mais numa deliciosa sopa de peixe.
Aqui fica a sugestão para começar bem a semana.

Ingredientes para 2 pessoas:

Para o caldo de peixe:
1 cabeça de corvina (pequena)
1 cenoura
1 cebola
1 rama de alho francês
Sal q.b.
5 grãos de pimenta preta
Azeite q.b.

1 alho francês – rama usada no caldo
2 tomates maduros
½ pimento verde pequeno
1 colher de sopa de polpa de tomate
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Folhas de manjericão
8 camarões cozidos

Preparação:

Coloque a cabeça de corvina num tacho. Acrescente a cebola descascada, a rama do alho francês, a cenoura também descascada e acrescente água até cobrir os ingredientes. Tempere com sal, os grãos de pimenta e um fio de azeite. Leve a cozer em lume brando durante cerca de 25 minutos.
Ao fim desse tempo escorra bem e reserve o caldo. Aproveite a cabeça do peixe e limpe-a de peles e espinhas reservando a cane.
Entretanto pique finamente o alho francês. Pele o tomate, retire-lhe as sementes e corte-o em cubinhos, assim como ao pimento.
Leve um tacho ao lume com o azeite, salteie o alho francês durante alguns minutos até que murche. Acrescente depois o tomate e o pimento em cubos e a polpa de tomate. Mexa bem e deixe cozinhar mais alguns minutos. Acrescente depois o caldo de peixe – cerca de 500ml- e deixe ferver em lume brando cerca de 15 minutos. Com a varinha mágica triture bem até obter um creme homogéneo, sem grumos cremoso. Retifique de sal e pimenta. Divida por dois pratos ou taças o peixe reservado e junte os camarões.
Termine juntando o creme de peixe bem quente e decore com umas folhas de manjericão.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Que bom! Adoro sopa de peixe. E se for com camarão, então é ainda melhor.

    http://osmelhoressegredosdebeleza.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Adoro sopa de peixe :)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que delicia é sempre muito bom tomar uma sopa de peixe e a sua ficou muito apetitosa!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  4. Que aspeto delicioso. Adoro camarão e assim então deve ficar óptimo :)

    ResponderEliminar
  5. Adoro sopa de peixe ! Têm um aspecto delicioso :)

    ResponderEliminar
  6. Tenho imensa vontade em comer sopa de peixe e dás aqui uma saborosa sugestão! Tenho q ganhar coragem e fazer :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  7. Receita experimentada e muito saborosa!
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  8. Adoro esse tipo de sopa:). Deve ser deliciosa. Também estou a criar um blogue, depois dou notícias, um beijinho A Jasmim

    ResponderEliminar

Imprimir