Pão de Limão Hummingbird

Eram ovos. Muitos ovos que havia aqui por casa. E limões.
Portanto fiz muito curd de limão, fiz doce de ovos para congelar, congelei claras para fazer pavlovas que ligam lindamente com o curd e até com o doce de ovos e fiz também este delicioso bolo de limão.
Simples é ótimo para as lanches e pequeno almoço (ou brunch!), se o “maquilharem” com curd de limão e com uns frutos vermelhos é uma sobremesa que não deixa ninguém envergonhado.
O bolo congela- muito bem, inteiro ou em fatias, e é a minha sugestão para prepararem neste fim de semana que já ouvi dizer que vai ser cinzento. Por isso, nada melhor do que o amarelo limão para tornar o nosso dia mais colorido e animado.

Outra sugestão é irem no Sábado, dia 21, até aos Workshops Pop-up, na Rua do Almada, para a apresentação do “Receitas para todos os dias” e dois dedos de conversa. Estarei lá pelas 16h para vos receber.

Ingredientes:
(in “Confeitaria hummingbird – receitas de sonho”, página 71

320g de açúcar
3 ovos
Raspa de 2 limões
350g de farinha sem fermento
1 ½ colher de chá de fermento em pó
1 colher chá de sal
250ml de leite
½ colher chá de essência de baunilha
200g de manteiga derretida

Xarope de limão:
Sumo e raspa de 1 limão
50g de açúcar em pó

Preparação:

Misture o açúcar, os ovos e a raspa de limão numa batedeira elétrica até que tudo esteja bem ligado. Numa taça misture a farinha com o sal e o fermento, e noutra taça misture o leite e a essência de baunilha. Alternadamente vá incorporando estes ingredientes à mistura de ovos e açúcar até que a mistura fique leve e fofa.
Acrescente depois a margarina derretida mantendo a batedeira em velocidade baixa.
Coloque depois a mistura numa forma de bolo inglês previamente untada e polvilhada e deixe cozinhar cerca de 1h 15 minutos em forno previamente aquecido a 180ºC, até que o bolo esteja dourado e fofo.
Entretanto prepare o xarope de limão. Coloque todos os ingredientes no tacho e acrescente 100ml de água. Deixe cozinhar em lume brando até a calda reduzir e obter uma consistência fina.
Deixe o bolo arrefecer ligeiramente antes de o desenformar. Coloque-o numa grelha e regue-o depois com a calda.
Sirva cortado em fatias, como sobremesa, acompanhada por curd de limão e frutos vermelhos.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Deve ficar hiper delicioso, ótimo para oferecer às visitas ;)

    glitter | fb

    ResponderEliminar
  2. Que ótima dica para dias como esse! E é sempre uma boa sugestão congelar seus ingredientes!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  3. A forma como nos apresentas essa fatia é realmente tentadora! Não sei se o faço este fds, mas com certeza fica listado p fazer :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  4. uau! Que aspeto maravilhoso!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela receita. Decidi fazê-lo este fim de semana mas, como sou muito distraída, usei farinha com fermento. Ficou muito saboroso (desapareceu numa tarde), mas desfez-se todo. Nem deu para cortar com faca. Não vão faltar oportunidades para o fazer de novo, desta vez com a farinha correta.

    ResponderEliminar

Imprimir