Bifinhos de Peru com Mozarella, Tomate Seco e Manjericão com Cobertura de Tomate Fresco


Cá em casa começaram as arrumações de primavera. Uma necessidade de arrumar, organizar e “destralhar”. É incrível a quantidade de coisas menos necessárias que vamos acumulando. Os papéis sem utilidade que vamos guardando… E sabe bem ganhar coragem de mexer em gavetas e móveis e começar a separar, para depois ver tudo organizado.
As tardes tÊm sido quase todas ocupadas nesta tarefa, sendo que o jantar acaba por ser algo que se faça quase sozinho. E para isso nada melhor do que as receitas de colocar no forno. Assim sempre posso ir aproveitando o tempo enquanto este eletrodoméstico fabuloso, sem o qual eu acho que não conseguia passar, faz o resto.
O jantar vai-se fazendo e eu acabo as minhas arrumações e organizações sem grandes preocupações.
Das ultimas receitas destes dias saíram uns bifinhos de peru enrolados, com sabores frescos de primavera. Tomate, queijo e manjericão. Não há quem não resista a esta combinação!

Entretanto é já este sábado, dia 23, pelas 15h30, que estarei na horta da Terra Fresca em Coimbra (Bencanta) para mais um Atelier de Culinária, desta vez dedicados a receitas variadas com fruta e e hortícolas. Para se inscreverem ou para mais informações geral.terrafresca@gmail.com

Ingredientes para 2 pessoas:

4 bifinhos de peru
100g de queijo mozarella cortado em 4 palitos grossos
4 tomates secos conservados em azeite
8 folhinhas de manjericão fresco
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
2 tomates maduros

Preparação:

Coloque os bifes de peru numa tábua e, com a ajuda de um martelo de cozinha bata-os para ficarem fininhos. Tempere-os depois com um pouco de sal e pimenta. 
Sobre cada um dos bifinhos disponha 1 palito do queijo mozarella, 1 tomate seco e 1 folha de manjericão e enrole. Repita até ter 4 rolinhos.
Coloque depois os rolos num tabuleiro que vá ao forno  regue com um fio de azeite.
Entretanto corte os tomates em rodelas finas e disponha sobre os bifinhos enrolados de peru. Tempere com um pouco de sal e regue com mais azeite. Tape com papel de alumínio e leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e deixe cozinhar mais 10 a 15 minutos.
Antes de servir disponha as restantes folhas de manjericão sobre os bifinhos e acompanhe com fetuccini cozido e uma salada verde.


Bom Apetite!

16 comentários :

  1. Anónimo09:47

    Adorei a sugestão, Joana! Tão simples e com ingredientes que temos sempre em casa... Agora que comprei um mini-forno (sim, porque cá em casa somos só 2), tenho feito muito mais receitas de forno. Esta, é sem dúvida para fazer ainda esta semana. Beijinho e um dia feliz! Carmen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carmen,

      Eu confesso que uso e abuso do forno. Uso o forno normal no dia a dia, mas nesses dias acabo sempre por aproveitar para fazer um bolo, bolachas, ou pão.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo10:05

    Adoro esta combinação, com o tomate e manjericão a lembrar o tempo quente! Gosto muito de combinar tomate fresco e tomate seco. Agora com bifes de perú, queijo e o aroma do manjericão, só pode ser algo muito bom. Um grande beijinho, Sara Oliveira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo10:54

      PS: a Feira do Livro de Lisboa está quase a chegar. Tem algo agendado para ela? Sara Oliveira

      Eliminar
    2. Anónimo14:15

      Fiz os rolinhos e posso dizer que são muito bons. Também devem ficar bons com bifes de frango. Tenho um forno eléctrico pequeno (quase que parece um micro-ondas) e que está sempre a ser utilizado, pois é bom para cozinhar pequenas quantidades e fazer bolos pequenos, e até pão!. O grande está reservado para os grandes assados, bolos grandes e tabuleiros grandes com bolachas / biscoitos (quando faço grandes quantidades). Sara Oliveira

      Eliminar
    3. Sara,

      A combinação também é uma das minhas favoritas e acho que "cheira" a verão. Ainda bem que gostou da receita! Quanto a um forno mais pequeno tenho uma "patusca" ou coche que uso ocasionalmente, mas como aproveito sempre o forno para fazer outras coisas, acao sempre por ligar o forno normal.
      Quanto à feira do Livro de Lisboa, conte comigo dia 7 de Junho, pelas 16h00 no stand da Esfera dos Livros. Para a semana já divulgo melhor no blogue.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. meu Deus que delicia!!!!!!!!

    mto bom

    ResponderEliminar
  4. Jennifer Oliveira14:11

    Eu também tenho de me dedicar às arrumações lá em casa. Ainda para mais com a Beatriz, agora é só roupa que não lhe serve a acumular-se nas gavetas. Já tinha visto as dicas no "Economia cá de casa", muito boas como sempre.
    Esta sugestão também me parece muito boa. Estas receitas, que quase se fazem sozinhas no forno, são sempre ótimas. Para o jantar de sábado, opto quase sempre por este tipo de receita.
    Hoje o almoço foi o Empadão de pescada com maionese e ovo cozido, feito pela minha mãe. Mais uma receita aprovada. :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jennifer,

      Nem me fale em arrumações. Quanto à roupa do Zé, comprei umas caixas plásticas com tampo no Ikea e fui separando a roupa dele por tamanhos. Dos 0 aos 3 meses numa caixa, dos 3 aos 6 noutra etc. E retiro das gavetas assim que deixa de servir. Essa tarefa foi sendo feita aos poucos, e agora com a chegada do António, vai ser mais simples de ir buscar e de usar.
      Quanto À receita, ainda bem que gostou.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Não é fácil superar as sugestões da Joana, mas porque não tentar as Receitas de Hoje e Sempre da Aupper? A gosto: http://www.aupper.pt/obras/cozinha-hoje-sempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aupper,
      As sugestões são sempre bem vindas, venham de onde vierem.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Anónimo09:50

    Fiz ontem ao jantar e ficaram muito bons! mas como não tinha peru usei frango :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou. Também fica bom com bifadas fitinhas de porco.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir