Costeletas de Porco com Maçã Caramelizada


Podia dizer como estas costeletas são deliciosas. Podia dizer que a combinação clássica de maça e carne de porco fica sempre bem. Podia dizer que podem também preparar esta receita no churrasco e cozinhar a maçã num espeto. Podia dizer todas estas coisas.
Mas também posso dizer que tenho dias em que me sinto pouco inspirada. E dias em que acho que as minhas receitas se tornam menos “inspiradoras”. 
Posso dizer que sinto que quem está desse lado consegue perceber as minhas frustrações, as minhas dúvidas e as minhas ansiedades apenas e só por uma receita. Posso dizer que continuo a adorar escrever neste blogue, a adorar ler os comentários e mensagens tão simpáticos dos meus leitores - dos que me seguem há anos, dos que surgem ocasionalmente e do que me seguem há menos tempo.
Posso dizer que sinto que as coisas estão diferentes apesar de não saber bem como nem porquê. Posso dizer que sinto esta atmosfera “bloguista” alterada. Ou então sou eu que estou diferente.
Posso dizer tantas coisas, mas opto por apenas partilhar mais uma receita.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 costeletas grandes do cachaço (ou 4 mais pequenas)
1 maçã
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 limão
2 dentes de alho
1 folha de louro

Preparação:

Tempere as costeletas de porco com sal, pimenta, os dentes de alho picados, a folha de louro o sumo e a rasa de limão e deixe a marinar alguns minutos.
Entretanto leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer bem. Acrescente depois as costeletas e deixe-as cozinhar bem de ambos os lados até que fiquem bem lourinhas. Retire para o prato de servir e tape com papel de alumínio para que não arrefeçam.
Entretanto descasque a maçã e corte-a em quartos, e corte depois cada quarto ao meio. Na frigideira onde cozinhou as costeletas acrescente as maçãs e deixe-as caramelizar e cozinhar durante alguns minutos (se necessário acrescente mais um pouco de azeite), até que estejam douradas e macias.
Sirva as costeletas juntamente com as maçãs caramelizadas e polvilhe com um pouco de tomilho fresco. Acompanhe com batatas salteadas e uma salada verde.


Bom Apetite!

23 comentários :

  1. Anónimo09:54

    Aqui está uma bela combinação, talvez um pouco "arrojada" para quem não está habituado! É normal estar menos inspirado, seja por via do cansaço do pequeno que está no forno (e o dia-a-dia), e porque temos dias assim (eu incluída). Acho que continua a inspirar as pessoas, independentemente das receitas serem mais simples ou menos "inspiradas", pois há pessoas que não gostam de grandes complicações ou que estejam a dar os primeiros passos na cozinha. Pessoalmente, gosto das receitas/inspirações, pois permite-me ter um ponto de partida para fazer o mesmo ou algo parecido a partir do que tenha no momento em casa. Sou leitora "recente" de blogs, acompanho regularmente à cerca de 3 anos e alguns favoritos, outros vou conhecendo, mas sinto que há uma competição desenfreada. Não tenho nada contra a publicidade, mas parece que deixaram de ser um blog de receitas com a sua marca pessoal, para se tornarem num expositor de produtos/utensílios. Mas como como dizem, não há amor como o primeiro, e este continua a ser o nº 1 da minha lista! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:36

      Só posso dizer para manter a sua essência, a sua honestidade nos dois blogues, pois é esta a característica que a distingue dos outros. Sara Oliveira


      Eliminar
    2. Querida Sara,

      Um dia não são dias, mas há dias em que até eu me sinto pouco inspirada e até cansada.
      Obrigada pelas suas palavras.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Olá Joana!
    Respondendo à sua questão do facebook: os seus blogs estão permanentemente abertos no meu browser (quer no computador do trabalho, quer em casa). Uma das primeiras coisas que faço quando ligo o computador é ler a receita do dia (e tenho que confessar que durante o dia leio e releio as receitas da 'primeira página'...).Sempre que preciso de uma ideia ou receita o seu blog é sempre a primeira fonte de pesquisa!
    Obrigada por partilhar connosco as suas ideias maravilhosas! :)

    Um beijinho
    Mariana Arêde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mariana,
      Obrigada pelas suas palavras. O que sinto é que eu, por vezes, não vos inspiro convenientemente.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Anónimo11:00

    Pois eu não passo um dia sem cá vir!!! dificilmente comento, mas sinto a alteração dos estados de espíritos pelas receitas, mas como há novidades todos os dias, inspirações, receitas TODOS os dias, acho espectacular, não esgotar nunca a imaginação...a apressentação das fotos, os pormenores das ervas a decorar os pratos. Consigo é bem visível, que os olhos também comem!
    Obrigada Joana, continue sempre!
    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida,

      Por vezes a imaginação esgota-se! E tenho a certeza de que percebem isso perfeitamente. Mas como são umas queridas continuam a vir cá me busca de um dia melhor...
      Obrigada pelas palavras.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Anónimo11:07

    Olá Joana !!
    Sou sua leitora assídua ,confesso que também eu já tinha notado qualquer de diferente...
    Não é fácil ter inspiração todos os dias e durante tantos anos, a disponibilidade física e mental não é sempre a mesma,no entanto continua a ser a minha musa inspiradora...
    Concordo com a Sara Oliveira quanto à publicidade,mas são sinais dos tempos....

    Beijinho, Rosalina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosalina,

      Obrigada pelas suas palavras. E por achar que "mereço" tal confiança.
      A publicidade faz actualmente parte dos blogues. E cada um a deve gerir da melhor maneira. Quando digo que os blogues estão diferentes, nem me estava a lembrar da questão da publicidade...
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Olá.

    Todos temos dias cinzentos em que tudo parece errado e que todos estão a fazer as coisas erradas, mas isso vai sempre acontecer.
    Mas existe uma vantagem é que neste "mundo" as coisas vão e bem, com um simples clicar deixamos de saber de alguém.
    Mas há uma coisa que nao muda, o amor pela cozinha, podemos mudar ingredientes, técnicas e ate utensílios mas esse amor esta em cada leitor e no fim isso e o que importa.

    Beijinhos

    Joana Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana,
      Gostei tanto do que escreveu... Muito obrigada mesmo.
      Um beijinho,
      Joaan

      Eliminar
  6. Anónimo12:22

    Olá Joana, sinto o mesmo, apesar de não ter nenhum blogue. Em primeiro lugar tenho que lhe dar os parabens por ao fim de tantos anos manter um blogue honesto e sincero, o mesmo blogue que sempre nos habituou, com as receitas simples e deliciosas, com as dicas de poupança. Vejo que ultimamente a grande maioria dos blogues portugueses é só publicidade e a busca da publicidade e o pedido de votos em concursos, que tentam mandar uma imagem mas no fim o que querem é fazer vender produtos. Posso dizer que apenas sigo religiosamente o seu blogue e mais um outro, porque aqui vejo receitas autenticas que nada têm a ver com questões de publicidade. Dias cinzentos e dias menos bons todos temos. Bjs

    Helena Oliveira - Montijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena,
      A publicidade não tem nada de mal e deve ser gerida da melhor forma por quem é responsável pelo blogue que escreve. Mas é a perda de essência de alguns blogues que me deixa pensativa...
      Obrigada pelas suas palavras.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Fiquei com água na boca como sempre!

    ResponderEliminar
  8. Joana, não posso dizer que este é o meu blog n. 1 porque esse é o economia cá de casa, que também é seu. Tenho pena que agora esteja um pouco parado, mas foi a Joana que me deu vontade de ter um blog também.
    Não me identifico nada com aqueles blogs que viraram propaganda... O seu tem alma, aqueles venderam-se... Aceito que um blog queira publicitar produtos que gosta e utiliza mas em alguns vemos um grande exagero.
    Digo isto porque não censuro de todo que a Joana um dia queira também mostrar artigos que goste e que pela sua experiência recomende... Eu por exemplo nunca sei que queijos escolher para certas receitas... Mas compreendo e gosto que queira ser genuína.
    Mais uma vez será uma receita a experimentar... E gosto sempre da loiça, Bordalo Pinheiro, não fossem as minhas origens de lá...
    Beijinhos e nada de desmoralizar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia,

      Espero que goste da novidade, mas vou finalmente começar com post mais regulares no economia cá de casa. Sinto-me um bocadinho triste por o ter deixado de parte, mas prometo que isso vai mudar!
      E obrigada pelas suas palavras. A genuinidade é as vezes vista de outras formas.
      Quanto à louça Bordalo é mesmo um vício. Ainda bem que não moro mais perto, senão era um problema...
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  9. Para mim o seu blog é n: 1. Honesto, apetitoso e recheado de amor. Espero que continue por muitos anos. Parabéns e beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Para mim o seu blog é n: 1. Honesto, apetitoso e recheado de amor. Espero que continue por muitos anos. Parabéns e beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luisa.
      Apesar de não necessitar de ser o número um. Gosto que diga que é apetitoso e recheado de amor. Isso basta.
      Obrigada e um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  11. E como a inspiração falta a todos nós uma vez ou outra, hoje venho aqui busca-la para o meu jantar:) Uma ideia prática e saborosa, que era mesmo o que estava a precisar!

    ResponderEliminar
  12. Todos temos dias em q estamos menos inspiradas, com menos força, mais desanimadas... A vida é mesmo assim, temos é q fazer o melhor q podemos e sabemos e acreditar q melhores dias virão :) És o meu blog de referência há pelo menos meia dúzia de anos! Tenho documentos guardados no pq com 'colagens' de receitas tuas desde 2007 ou 2008 :) Admiro a tua garra e a tua vontade em publicar receitas TODOS os dias e sempre diferentes! Desde então há mt mais blogs, é certo, mas o teu continua a cativar-me pela sua simplicidade, genuidade e actualidade :) Gosto de coisas novas, mas tb gosto de saber q há coisas q nunca mudam ou mudam mt pouco, como este blog e o da economia de casa :) E nós tb vamos mudando com os anos, a vida, as experiências, mas no fundo, mantemo-nos sempre na mesma :) Bjinhos, mt força e que venham mais 9x9 anos de receitas tuas :) Bom fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de mel,

      Nós mudamos mesmo muito. Mas o que importa é não mudar a nossa essência e aquilo em que acreditamos, não achas?
      Obrigada pelas tuas palavras.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir