Creme de Acelgas e Batata Doce


Há quem diga que a sopa não é para comer com o tempo quente. Pessoalmente também prefiro a sopa no tempo mais frio, e não com este calorzinho que se tem feito sentir nestes últimos tempos.
Mas como diz o ditado, “a sopa é a tranca da barriga”, e quase que faz uma refeição com pouco mais a acompanhá-la. As propriedades nutritivas da sopa também já estão mais do que faladas e estudadas e sabe-se que devemos sempre começar a refeição com um belo prato de sopa, cheia de legumes, vitaminas e sais minerais. Que ajuda a saciar a fome e a comermos depois menos, sendo que nos pode ajudar a controlar o peso.
Há muitas vantagens na sopa, mas mesmo assim, muitas vezes deixamo-nos esquecer em como ela é importante na nossa alimentação. Cá em casa há quase sempre sopa. E nem podia deixar de ser assim porque o pequeno Zé Maria adora sopa e pede sempre “sopinha”, que come com imenso prazer.
Cá em casa a sopa raramente leva batata, sendo esta substituída pela courgete ou couve flor. E gosto de colocar batata doce porque lhe dá um sabor diferente e o Zé Maria gosta muito.
Hoje a sugestão é uma sopa. Com acelgas da horta.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 molho de acelgas (cerca de 300g)
1 batata doce grande
1 cebola
1 courgete
sal e azeite q.b.
pevides de abóbora para servir

Preparação:

Lave bem as acelgas e os restantes legumes. Corte as adelgas numa juliana grossa - talos incluídos - e reserve.
Descasque a batata e a cebola e corte-as em pedaços, assim como a courgete (à qual não costumo retirar a casca).
Leve um tacho ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer um pouco. Acrescente depois a batata doce, a cebola e a courgete e deixe saltear um pouco no azeite. Junte depois as adelgas e deixe-as começar a murchar. 
Cubra os legumes com água a ferver e tempere com um pouco de sal. Deixe cozinhar em lume brando até os legumes estarem macios.
Triture depois a sopa até obter um creme e, se necessário acrescente mais água a ferver, até obter a consistência desejada sem que fique um creme ralo e retifique de sal.
Antes de servir polvilhe cada prato ou taça com umas pevides de abóbora.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Respostas
    1. Apesar do calor dos últimos dias, a sopa sabem bem e faz bem!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo10:18

    Uma boa combinação! Adoro sopa, apesar de não apetecer muito no tempo quente. Tenho usado a batata-doce em algumas sopas, e gosto muito de usar com tomate, pois corta um pouco a acidez deste. É pena ser um pouco difícil encontrar as acelgas à venda na zona onde moro, senão substituo por espinafres ou mesmo a rama da beterraba. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,
      Por aqui também só se encontra no mercado biológico. Também não é muito fácil. Mas na minha pequena horta tenho imensas e tenho de as gastar de alguma maneira.
      Vivesse a Sara mais perto e arranjava-lhe algumas...
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Parece-me uma sopa excelente, que vou querer experimentar um dia destes.

    Isabel Gomes

    http://osmeusremedioscaseiros.blogspot.com

    ResponderEliminar

Imprimir