Salada BLT com Abacate e Ovo Escalfado


Sou mais uma pessoa de outono e inverno do que alguma vez serei uma pessoa de verão. Mas na cozinha não vivo de estações. Ligo o forno nos dias de muito calor para fazer assados e bolos só porque sim, e no inverno, apesar do frio, adoro gelados e as saladas continuam a saber-me muito bem.
É por isso que quando surgiu o novo desafio da Primor para mais uma receita, e me chega a casa um cabaz apetecível com produtos variados, apesar do Outono já se ter instalado, não fui capaz de resistir a uma salada com bacon - que me saltou logo à vista.
Fiz uma versão de BLT (bacon, letuce and tomato - bacon, alface e tomate) e juntei ainda abacate e um maravilhoso ovo escalfado. Eu serei sempre daquelas pessoas que acha que o bacon torna tudo muito saboroso e, apesar de não comer regularmente, gosto de usar em algumas receitas, onde acho que faz toda a diferença. Como o caso desta salada.
Ora uma refeição simples e maravilhosa que se prepara em poucos minutos, foi perfeita para um almoço solitário, num dia de muito trabalho, onde não havia um minuto a perder.
Adorei e certamente que é para repetir!

Tema: Receitas quentes para Dias Frios

Lisboa - 10 de Novembro - 11h30 Workshops Pop-Up Chiado 

inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com

Ingredientes para 1 pessoas:

2 mãos bem cheias de alface (ou mistura de folhas verdes)
100g de bacon Primor sem courato
1/2 abacate 
1 tomate médio
1 ovo
sal q.b.
vinagre q.b.
natas ácidas ou maionese para servir (opcional)

Preparação:

Corte o bacon em fatias não muito finas e, sem adicionar gordura na frigideira deixe-o cozinhar de ambos os lados até ficar dourado, crocante e ter libertado a maioria da sua gordura. Deixe escorrer sobre o papel absorvente.
Entretanto escalfe p ovo. Leve um tacho com água e uma pitada de sal ao lume a ferver. Junte um pouco de vinagre e, quando levantar fervura misture a água de modo a fazer uma espiral e coloque o ovo aberto no meio dessa espiral. Deixe cozinhar cerca de 3 minutos. Retire e deixe escorrer o excesso de água.
Corte depois o tomate e o abacate em fatias, e corte o bacon em pedaços mais pequenos.
Coloque a alface num prato e disponha o tomate, o abacate e o bacon. Ao centro coloque o ovo.
Se gostar sirva com um pouco de natas ácidas ou maionese.
Sirva de imediato.

Bom Apetite! 


*Post escrito em parceria com a Primor Charcutarias

2 comentários :

  1. Anónimo10:33

    Ûma ideia bastante interessante para uma refeição ligeira!
    Gosto de todas as estações, não gostando de algumas coisas em excesso, como o calor/frio/chuva, que por vezes tornam-se insuportáveis.
    Mas considerações, à parte esta salada pode ser em versão "fresca" (tal como apresenta) ou adaptada a salada morna (tipo legumes assados ou salteados).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana,

    Eu sou uma pessoa de Verão, decididamente! Mas também não gosto de excesso de calor. Tudo com conta, peso e medida.

    Sou muito sensível ao frio e não consigo comer nada gelado ou mais fresco no Outono/Inverno. Mas vou guardar a sugestão da salada para quando chegar a Primavera!

    Beijinhos
    Margarida

    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Imprimir