Massa de Tarte Doce


Há básicos de que todos devemos ter uma boa receita. E as massas são daqueles básicos indispensáveis. Sejam massas de empadas, de rissois, de quiches, de massa tenra, de brioches, ou de tartes doces. E claro que as massas preparadas em casa, não têm nada a ver com as de compra. Valem todo o trabalho e tempo que lhes dedicamos. E que nem sempre é assim tanto. Neste caso bastam alguns minutos!
Esta é uma massa fantástica, muito simples de preparar e serve como base a tudo o que quiserem criar. Esta foi recheada com curd de limão e decorada com suspiros caseiros e frutos vermelhos. Combinação sempre vencedora!



Ingredientes:
(in “Back to Brilliance”, Donna Hay, pagina 220)

300g de farinha
175g de manteiga fria
1 gema de ovo
2 colheres de sopa de água fria
40g de açúcar

Preparação:

Coloque a farinha, o açúcar e a manteiga cortada em cubos  num robot de cozinha e misture até a mistura ficar com uma textura semelhante a migalhas finas. Com o robot ligado, junte a gema e a água e deixe a trabalhar até a massa se unir. Retire do robot, coloque numa superfície enfarinhada e amasse ligeiramente com as mãos até formar uma bola, que deverá achatar formando um disco.  Cubra com papel vegetal e com o rolo da massa estique  até a massa ficar com cerca de 3mm de espessura. Embrulhe no papel e leve assim ao frigorífico durante uma hora.
Retire do frigorífico, deixe à temperatura ambiente uns 5 minutos e depois de ser mais fácil de trabalhar forre com ela uma tarteira com cerca de 22 cm de diâmetro. Corte o excesso, pique o fundo e leve ao frigorífico mais 30 minutos.
Depois é usar a gosto. Pode colocar o recheio e cozinhar tudo junto no forno, ou cozer em vazio, que foi o que fiz.
Para isso, basta retirar a massa do frigorífico e forrar com papel vegetal e encher com algum peso (podem ser feijões secos, arroz …)
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos,  Retire o papel e os pesos, e cozinhra mais 15 minutos até a massa estar dourada.
Deixe arrefecer na forma antes de retirar e rechear a gosto!

Bom Apetite! 


5 comentários :

  1. E quem não tem um robot? Alternativa?
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  2. Pode usar exatamente o mesmo metodo e fazer à mão. Demora mais tempo, principalmente o processo até conseguir qye a farinha e a manteiga pareçam migalhas, mas tb funciona. E um robot não tem de ser uma bimby ou semelhante. Podem ser aqueles robot antigos que tb laminavam e picavam legumes.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:27

    As receitas básicas são muitas vezes os alicerces para a "construção" de uma receita, seja ela doce ou salgada.
    Fico com a receita, pois estou sempre à procura de uma boa receita base que resulte.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18:14

    Antes demais, obrigada pela partilha. Esta massa pode ser comgelada? Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir