Risoto de Bacon e Espumante com Topping de Cogumelos e Bacon Crocante



A ideia era fazer um risoto de bacon em cogumelos. Mas os miúdos não gostam nada de cogumelos, e portanto, acabei por adaptar um risoto que todos gostam, e onde depois cada um coloca o topping a gosto. Para nós os cogumelos salteados à parte, e para eles uns tomatinhos cereja.

E adaptação feita, não sobrou nada!


Ingredientes:


300g de arroz para risoto

200g de bacon em fatias

1 cebola

250g de cogumelos laminados

2 dentes de alho

tomilho seco q.b.

250ml de espumante (ou vinho branco)

550ml de caldo de carne caseiro  (usei de legumes)

sal e pimenta q.b.

50g de queijo da ilha ralado

30g de manteiga

azeite q.b.


Preparação:


Leve uma frigideira anti aderente ao lume e deixe aquecer. Junte 100g de bacon em fatias e deixe cozinhar, de ambos os lados, até que fique corante. Retire e reserve.

Na mesma frigideira, e sem descartar a gordura do bacon (se necessário acrescente um pouco de azeite), junte os cogumelos laminados e os dentes de alho. A frigideira deverá estar bem quente quando juntar os cogumelos e deixe cozinhar em lume alto, até que fiquem macios. Tempere de sal, pimenta e um pouco de tomilho seco e reserve.

Pique depois a cebola finamente e leve-a num tacho ao lume com um pouco de azeite. Junte depois metade do bacon cortado em pedacinhos, tempere com um pouco de sal e pimenta e deixe cozinhar uns cinco minutos. Junte depois o arroz e envolva bem na gordura. Acrescente agora o espumante e, em lume brando, vá mexendo até o vinho evaporar. Junte depois o caldo, aos poucos e poucos, sempre a mexer o arroz, e em lume brando até o arroz estar cozinhado e cremoso. Finalmente acrescente a manteiga e o queijo e envolva bem.

Sirva de imediato.

No parto termine com os cogumelos salteados e o bacon crocante.


Bom Apetite!


1 comentário :

Imprimir