Arroz de Pato Preguiçoso



Não estava a pensar colocar esta receita aqui, até começar a receber várias mensagens acerca de como preparo esta versão de arroz de pato. Na verdade só simplifico uma parte do processo, mas torna-se mais simples para preparar por exemplo, durante a semana, uma vez que muitas vezes tenho o pato desfiado e o caldo congelado, e assim torna-se ainda mais simples e adequado a preparar uma refeição quando temos menos disponibilidade.

A receita não tem nada de especial ou diferente, mas deixo aqui a partilha, mais pela ideia de simplificar as refeições da semana.


Ingredientes:  

Pato cozido e desfiado (podem fazer em versão frango) **

caldo da cozedura do pato


1 chávena de arroz basmati

sal e pimenta q.b.

75g de queijo ralado


Preparação:


** Antes de preparar o arroz, começo pelo pato já cozinhado e o caldo do mesmo. Para mim é uma solução perfeita para fazer em maior quantidade, num dia que se tem maior disponibilidade ou mesmo ao fim de semana. Cozo o pato, com água, sal, grãos de pimenta, casca de 1 laranja, 1 cenoura grande e 1 chouriço ou um naco de bacon, 1 cebola ou rama de alho francês e 3 ou 4 cravinas em grão, Se gostarem poderão adicionar umas gotas de molho de soja ou molho inglês. Cozer o pato em lume brando até ficar macio. Depois retirar e coar o caldo da cozedura e reservar. Retirar o pato e desfiar.

Normalmente 1 pato médio dá para 2 refeições de arroz de pato cá me casa, pelo que divido a carne em dois recipientes próprios de congelação e junto ao pato o caldo já medido para a quantidade de arroz de uma refeição para nós. Assim simplifico ainda mais o processo.


Colocar na panela o pato desfiado e o caldo (que já está medido para a minha quantidade de arroz). Como o caldo já tem a gordura do pato, não acrescento azeite. (Também não faço refogado com cebola nesta versão preguiçosa!)

Deixar levantar fervura, retificar temperos e adicionar o arroz. Mexer, reduzir para lume brando e tapar. Deixar cozinhar até todo o caldo ter sido absorvido e o arroz estar cozido. Desligar. Por cima, colocar o queijo ralado e tapar novamente para o queijo derreter.

Servir de imediato com uma salada verde.


Bom Apetite!


1 comentário :

Imprimir