A ideia era fazer um risoto de bacon em cogumelos. Mas os miúdos não gostam nada de cogumelos, e portanto, acabei por adaptar um risoto que todos gostam, e onde depois cada um coloca o topping a gosto. Para nós os cogumelos salteados à parte, e para eles uns tomatinhos cereja.
E adaptação feita, não sobrou nada!
Ingredientes:
300g de arroz para risoto
200g de bacon em fatias
1 cebola
250g de cogumelos laminados
2 dentes de alho
tomilho seco q.b.
250ml de espumante (ou vinho branco)
550ml de caldo de carne caseiro (usei de legumes)
sal e pimenta q.b.
50g de queijo da ilha ralado
30g de manteiga
azeite q.b.
Preparação:
Leve uma frigideira anti aderente ao lume e deixe aquecer. Junte 100g de bacon em fatias e deixe cozinhar, de ambos os lados, até que fique corante. Retire e reserve.
Na mesma frigideira, e sem descartar a gordura do bacon (se necessário acrescente um pouco de azeite), junte os cogumelos laminados e os dentes de alho. A frigideira deverá estar bem quente quando juntar os cogumelos e deixe cozinhar em lume alto, até que fiquem macios. Tempere de sal, pimenta e um pouco de tomilho seco e reserve.
Pique depois a cebola finamente e leve-a num tacho ao lume com um pouco de azeite. Junte depois metade do bacon cortado em pedacinhos, tempere com um pouco de sal e pimenta e deixe cozinhar uns cinco minutos. Junte depois o arroz e envolva bem na gordura. Acrescente agora o espumante e, em lume brando, vá mexendo até o vinho evaporar. Junte depois o caldo, aos poucos e poucos, sempre a mexer o arroz, e em lume brando até o arroz estar cozinhado e cremoso. Finalmente acrescente a manteiga e o queijo e envolva bem.
Sirva de imediato.
No parto termine com os cogumelos salteados e o bacon crocante.
Bom Apetite!
Acredito que seja uma delicia. O aspeto é fascinante.
ResponderEliminar.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.