Brioche Hokkaido



Esta é uma receita com bastantes passos e que leva o seu tempo, mas é sem dúvida um dos pães mais fofos de sempre e que se derrete na boca. Amassar é uma tarefa árdua e bastante importante, e a batedeira ou robot de cozinha quase indispensável para ajudar nessa tarefa e no resultado final: um pão doce que se desfaz na boca e quase parece uma nuvem!

Sigam todos os passos e não saltem nenhum, que as receitas de pastelaria e de massas levedas não gostam de ser apressadas!

A receita é do Rui, do Faz e Come e vale muito a pena fazerem!


Ingredientes:

receita original em:https://fazecome.com/2020/07/21/receita-hokkaido-pao-de-leite/


375gr de farinha s/ fermento

100ml de água

125ml de leite

7g de levedura seca (fermento de padeiro seco, ou 15 g de fresco)

60gr de açúcar

1 colher de chá de sal fino

1 ovo inteiro + 1 gema

30gr de manteiga a temperatura ambiente


Preparação:


Comece por preparar o tangzhong, misturando a água com 3 colheres de sopa rasas de farinha num tachinho. Leve ao lume, numa potência média, sem parar de mexer, até engrossar. Irá ficar uma espécie de pasta branca e brilhante. Reserve até arrefecer.

Depois, numa taça, misture  o leite morno, o açúcar e o fermento. Envolva com um grafo ou vara de arames e deixe repousar durante cerca de 20 minutos, ou até começar a fazer espuma.

Na taça da batedeira, ou no robot de cozinha, coloque a farinha, o ovo inteiro, a mistura de leite, açúcar e fermento e o tangzhong. Comece a amassar e, passados um pouco junte o sal. (Eu amassei tudo na Bimby, velocidade espigam cerca de 2 minutos)

Amasse depois durante mais 3 minutos, (velocidade espiga na bimby) ou 5 minutos na batedeira com o gancho próprio das massas.

Adicione depois a manteiga amolecida e amasse por mais 4 minutos no robot, ou 10 minutos na batedeira. Deverá obter uma massa lisa e elástica que se consegue esticar sem quebrar.

Retire a massa para a bancada da cozinha, SEM farinha e forme uma bola. Coloque depois a massa num taça untada com um pouco de oleo ou azeite e cubra com um pano ou película e deixe levedar durante uma a duas horas, até que duplique o seu volume.

Depois de levedada, espalme ligeiramente a massa e divida-a em 8 porções e forme bolinhas.

Unte uma forma de bolo inglês com cerca de 30cm com manteiga, ou forre-a com papel vegetal e deposite nela as bolinhas de massa. (Não se assuste se parecer que são demasiado pequenas, este pão cresce muito!)

Deixe levedar novamente até que a massa atinja, pelo menos, a altura da forma.

Pincele depois o pão, cuidadosamente, com a gema batida com um pouco de água e leve ao forno, previamente aquecido nos 160ºC, durante cerca de 30 minutos ou até o pão estar cozinhado.

Retire e deixe arrefecer um pouco antes de cortar.


Bom Apetite!


4 comentários :

  1. Que aspecto super fofo! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  2. é um pão muito fofo mesmo! eu já experimentei, costumo fazer o tangzhong no dia anterior deixa-lo no frio,não sei se faz alguma diferença, mas estava na receita :) beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tem um aspeto delicioso. Onde está a manteiga?
    .
    Saudação poética
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. E bem fofinho, que ficou!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar

Imprimir