Fofo de Bacalhau e Cenoura



Perguntam-me muitas vezes se tenho sempre ideias para cozinhar. As vezes não tenho. E muitas vezes repito os clássicos cá de casa, as receitas que eu sei que todos gostam e que já repeti vezes sem conta.

Os meus dias, e a minha cozinha, não se fazem apenas de receitas novas. Há muitas receitas novas e mais ou menos  diferentes e inovadoras, mas há muitos dias de apenas comida “normal”. De massa com frango e bacalhau à Brás. E há dias em que apetece só passar no take away e trazer um frango de churrasco ou qualquer coisa do género, apenas porque sim.

E depois há dias inspirados. De receitas que nascem enquanto estamos a cozinhar ao sabor do momento de misturas de receitas daqui e dali. Hoje um misto de bacalhau com natas e suflê de bacalhau, com nome de uma outra receita, de pescada e legumes que já não faço há muito tempo.

 

Ingredientes para 4 pessoas:


400g de migas de bacalhau demolhadas, ou equivalente em posta

2 cebolas

3 dentes de alho

1 folha de louro

4 cenouras médias

200ml de natas frescas

2 ovos + 3 claras

azeite q.b.

sal e pimenta q.b.

1 colher de chá de noz moscada


Preparação:


Descasque e corte as cebolas em meias luas finas. Descasque e pique os dentes de alho. Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer. Junte a cebola em meias luas, os alhos picados e o louro e deixe refogar um pouco. Junte depois o bacalhau, envolva bem e deixe “estufar” no refogado. 

Entretanto descasque as cenouras e rale-as. Acrescente ao refogado de bacalhau e deixe cozinhar uns minutos.

Numa taça, bata os ovos com as natas e tempere com um pouco de sal, pimenta e noz moscada. Junte esta mistura ao bacalhau, ainda no lume, e deixe engrossar, em lume brando e sem parar de mexer. Retire do lume e mexa um pouco mais enquanto arrefece.

Quando a mistura estiver mais fria, bata as claras em castelo e envolva cuidadosamente no preparado anterior.

Coloque num pirex ou recipiente que vá ao forno e à mesa, e leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos, e até alourar.

Sirva depois, com uma salada verde ou brócolos cozidos!


Bom Apetite!


3 comentários :

  1. Obrigada por me inspirares nas receitas do dia a dia. Graças a elas e aos teus exemplos tornei-me muito mais organizada e metódica na cozinha, o que é crucial para conseguir trabalhar e alimentar uma família numerosa com 3 crianças! Até conhecer o blogue e os teus livros eu fugia de livros de receitas porque havia sempre ingredientes XPTO e cenas do arco da velha impensáveis para o dia a dia. As tuas receitas saem sempre bem! Simples e saborosas. Boa semana e obrigada! Essa vai já para a ementa semanal da próxima segunda feira.:))) Mafalda

    ResponderEliminar
  2. Pelo aspeto e ingredientes, imagino ficar um prato de comer e "chorar" por mais...
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Bless us, Lord, and these gifts from your bounty that we are about to receive. Amen, we pray through Christ, our Lord.

    ResponderEliminar

Imprimir