Tabuleiro de Beringela Assada com Tomate e Queijo.

Muitas das perguntas que mais me fazem têm a ver com os acompanhamentos. Que legumes, que tipo de legumes, como temperar legumes. Se assados, se salteados, se apenas cozidos.



Compreendo que nem sempre é fácil variar um pouco dos habituais - saladas e legumes cozidos - mas tenha ainda uma maior percepção que a dificuldade é muitas vezes nas ideias diferentes. No novo livro tentei responder a essa questão, e incluir acompanhamentos diferentes e com ingredientes simples e fáceis de encontrar. E tento também, quer por aqui, quer pelo instagram, conseguir partilhar as coisas que vou fazendo aqui por casa.

Esta semana, na nossa refeição sem carne nem peixe, a beringela foi o ingrediente principal, numa versão um bocadinho diferente, a pensar no médio oriente, mas que ficou deliciosa.


Ingredientes para 4 pessoas:


2 beringelas

2 tomates

1 cebola pequena

3 dentes de alho

sal e pimenta q.b.

100g de queijo emmental (ou outro) ralado

azeite q.b.

1 colher de chá de  canela


para servir:

ovo estrelado ou escalfado

arroz basmati com passas e amêndoas


Preparação:


Descasque a beringela (com um descascador de batata) e corte-a depois em cubinhos. Coloque num tabuleiro que vá ao forno, e junte a cebola e os dentes de alho picados, o tomate também em cubinhos e tempere de sal, pimenta e a canela. Regue com um pouco de azeite e envolva bem.

Tape com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºc até a beringela estar bem macia e desfazer-se, cerca de 45 minutos.

Retire do forno e junte o queijo envolvendo bem.

Sirva com o arroz e o ovo estrelado ou escalfado, ou use como recheio de empadas ou folhados, junte frango ou carne picada numa espécie de empadão de arroz.


Bom Apetite!


5 comentários :

  1. Acredito que seja um prato delicioso
    .
    Abraço poético
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Não sou grande fã de beringela, mas estou tentada a experimentar com outro legume, courgette p.ex. :) Bjinhos e vou ver esse capítulo no livro :)

    ResponderEliminar
  3. Vou experimentar, parece-me delicioso 👍

    ResponderEliminar
  4. Your blogs are great.Are you also searching for nursing pico writing help? we are the best solution for you. We are best known for delivering nursing writing services to students without having to break the bank.

    ResponderEliminar
  5. Your blogs are great. Are you also searching for Help with my Math assignment? we are the best solution for you. We are best known for delivering quality essay writing services to students without having to break the bank

    ResponderEliminar

Imprimir