Tabuleiro de Beringela Assada com Tomate e Queijo.

Muitas das perguntas que mais me fazem têm a ver com os acompanhamentos. Que legumes, que tipo de legumes, como temperar legumes. Se assados, se salteados, se apenas cozidos.



Compreendo que nem sempre é fácil variar um pouco dos habituais - saladas e legumes cozidos - mas tenha ainda uma maior percepção que a dificuldade é muitas vezes nas ideias diferentes. No novo livro tentei responder a essa questão, e incluir acompanhamentos diferentes e com ingredientes simples e fáceis de encontrar. E tento também, quer por aqui, quer pelo instagram, conseguir partilhar as coisas que vou fazendo aqui por casa.

Esta semana, na nossa refeição sem carne nem peixe, a beringela foi o ingrediente principal, numa versão um bocadinho diferente, a pensar no médio oriente, mas que ficou deliciosa.


Ingredientes para 4 pessoas:


2 beringelas

2 tomates

1 cebola pequena

3 dentes de alho

sal e pimenta q.b.

100g de queijo emmental (ou outro) ralado

azeite q.b.

1 colher de chá de  canela


para servir:

ovo estrelado ou escalfado

arroz basmati com passas e amêndoas


Preparação:


Descasque a beringela (com um descascador de batata) e corte-a depois em cubinhos. Coloque num tabuleiro que vá ao forno, e junte a cebola e os dentes de alho picados, o tomate também em cubinhos e tempere de sal, pimenta e a canela. Regue com um pouco de azeite e envolva bem.

Tape com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºc até a beringela estar bem macia e desfazer-se, cerca de 45 minutos.

Retire do forno e junte o queijo envolvendo bem.

Sirva com o arroz e o ovo estrelado ou escalfado, ou use como recheio de empadas ou folhados, junte frango ou carne picada numa espécie de empadão de arroz.


Bom Apetite!


3 comentários :

  1. Acredito que seja um prato delicioso
    .
    Abraço poético
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Não sou grande fã de beringela, mas estou tentada a experimentar com outro legume, courgette p.ex. :) Bjinhos e vou ver esse capítulo no livro :)

    ResponderEliminar
  3. Vou experimentar, parece-me delicioso 👍

    ResponderEliminar

Imprimir