Donuts Assados de Banana e Amêndoa com Cobertura de Chocolate



É engraçado este processo de pensar em receitas a partir de ingredientes. Nesta parceria que tenho andado a fazer com o Pedro Gameiro, há todo um entusiasmo em pensar e testar receitas que cumpram alguns critérios específicos. Alem do ingrediente base, têm de ser nutricionalmente equilibradas (o Pedro trata dessa parte!) e por vezes é necessário fazer ajustes para que se acerte esse equilíbrio. Tem sido um desafio giro!

E hoje deixo-vos a receita desta semana, tendo como ingrediente base a banana, e que serve o propósito de uma guloseima ou snack. Aqui os miúdos deliciaram-se com este mimo na lancheira!


Ingredientes para 8 donuts:


250g de bananas maduras

3 ovos

50g de farinha de aveia (flocos de aveia triturados)

50g de amêndoa moída (farinha de amêndoa ou amêndoa ralada)

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de canela


cobertura (opcional)


75g de chocolate 70% cacau

8 amêndoas picadas grosseiramente 


Preparação:


Descasque e esmague as bananas. Coloque num robot de cozinha ou no liquidificador, e junte os ovos, a farinha de amêndoa, a farinha de aveia, o fermento e o canela e triture até ficar bem misturado.

Coloque depois numa forma de argolinhas, previamente untadas e polvilhadas (se não tiver pode usar formas de queques pequenas) e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos ou até os bolinhos estarem cozinhados,

Retire e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.

Se usar cobertura, derreta o chocolate em  banho maria ou no microondas  num recipiente largo e baixo, como uma chávena de chá ou taça,  durante 1minute e 30 segundos, parando a cada 30 minutos para mexer para o chocolate não queimar.

Coloque mergulhe depois os donuts no chocolate e coloque novamente na grelha até o chocolate secar. Polvilhe com a amêndoa picada.


Bom Apetite!


2 comentários :

Imprimir