Nuggets de Feijão Branco e Aveia



Há receitas que começam a ser uma coisa mas rapidamente se transformam em outras. Tinha visto uma receita, no instagram da minha amiga Teresa Cameira (https://www.instagram.com/p/COhjcaFsOYd/) de uma espécie de falafel mas com feijão branco, e como tinha feijão branco decidi fazer.

Claro que depois a receita se transformou, e em vez daqueles bolinhos acabei a fazer uma espécie de nuggtes de feijão baseados na receita original, mas com algumas alterações. Juntei grão de aveia cozida que tinha congelado e foi uma óptima maneira de gastar (mas que pode ser substituído por arroz cozido), e acabei mudar a consistência da receita para fazer os nuggets.

No final ficaram bons, os miúdos gostaram e foi mais uma boa alternativa às nossas refeições sem carne nem peixe.


Ingredientes para 30 nuggets:


350g de feijão branco cozido e bem escorrido

300g de grão de aveia cozida, mas podem substituir por arroz cozido ou outro cereal

1 cebola pequena

3 dentes de alho

sal e pimenta q.b.

1 raminho de salsa

1 colher de chá de cominhos

1 colher de chá de coentros em pó

1 colher de chá de garam masala

farinha de trigo ou espelta q.b. (até conseguir amassar)


Preparação:


No robot de cozinha coloque o feijão bem escorrido e o grão de aveia ou arroz, a cebola em pedaços, o alho e a salsa  e triture até obter uma pasta, mas ainda com alguma textura. Tempere com as especiarias , o sal e a pimenta  e envolva bem. Junte depois farinha e vá envolvendo até conseguir moldar os nuggtes sem que estes se agarrem às mãos.

Neste ponto poderá congelar os nuggets para usar quando quiser, fritando-os depois diretamente do congelador - ou levando ao forno - ou pode fritar de imediato, em óleo quente ou cozinhar no forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincelado com um pouco de azeite.

Sirva com uma salada e outros acompampanhamentos a gosto e eu servir ainda com um molho rápido feito com um pouco de natas caídas (podia ser maionese ou iogurte) misturados com sweet chilli.


Bom Apetite!


1 comentário :

Imprimir