Salada de Arroz, Lima e Coentros com Salmão Grelhado



Tenho saudades de fazer workshops. De partilhar aqueles momentos com pessoas que muitas vezes já são amigas e muitas delas repetentes e quase sempre presentes. Tenho saudades dos momentos divertidos de volta do fogão, da azáfama, da agitação de várias pessoas a fazerem várias coisas. De partilhar conhecimentos, de conversas que às vezes extrapolam a cozinha, da partilha depois à volta da mesa.

Quando tudo isto começou, foi em vésperas de mais um fim de semana com workshops. Depois disso recomecei em Junho, devagar e depois em Setembro e Outubro, mas rapidamente percebemos que o melhor seria voltar a parar.

E esta nostalgia levou-me a fotos dos últimos workshops de Junho e Setembro do ano passado e a esta receita. A minha favorita desse workshop, e que nunca mais repeti.

Deixo-a hoje aqui. Como sinal de esperança de que tudo vai, devagar, voltando aos seus lugares.

Sinto falta desses momentos. Espero recomeçar em breve.


Ingredientes:


1 chávena de arroz jasmim ou basmati

sal e pimenta  q.b.

3 ceboletes (spring onions)

1 dentes de alho

azeite q.b.

1 molho de coentros

1 lima

2 postas de salmão 


Preparação:


Coza o arroz em água abundante e temperada de sal, como se fosse massa. Ao fim desse tempo escorra-o e coloque numa saladeira. Tempere depois com o alho picado, a raspa de lima e os ceboletes também finamente picados. Junte depois os coentros picados, o azeite e um pouco de sumo de lima e envolva tudo bem. Se gostar junte uns flocos de malagueta envolva bem e reserve.

Entretanto tempere os lombos de salmão com sal e pimenta e um fio de azeite. Grelhe o salmão de ambos os lados mas não deixe secar.

Retire o salmão e deixe repousar um pouco. Desfaça-o em lascas.

Sirva o arroz com o salmão em lascas por cima e decore com umas folhas de coentros frescos.


Bom Apetite!

2 comentários :

Imprimir