Tomate Assado Recheado com Couscous, Mozarella e Manjericão



Verão é tempo de tomate. Madurinho e delicioso. Cheio de sabor. É a altura do ano de fazer doce de tomate, molho de tomate com fartura para guardar e até congelar tomate inteiro para depois aproveitar durante o inverno em estufados, arroz e afins.

E esta é a altura de receitas para usar e abusar do tomate. Como esta versão de tomate assado e recheado com uma salada de couscous, a lembrar uma salada “caprese”.

Uma verdadeira receita de verão perfeita para experimentar no fim de semana!


Ingredientes para 2 pessoas:


2 tomates coração de boi  (ou outro) de tamanho médio

75g de couscous

125g de mozarella fresca (pode ser uma versão com menos gordura)

manjericão fresco 1.b.

1 colher de sopa de azeite

sal e pimenta q.b.

1 colher de sopa de creme de vinagre balsâmico ou vinagre balsâmico


Preparação:


Corte o tomate ao meio e cuidadosamente retire a polpa do seu interior. Reserve a polpa.

Coloque os tomates numa frigideira ou pirex  que vá ao forno e tempere de sal, pimenta e regue com o azeite. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos ou até o tomate estar macio e ainda manter a sua forma.

Entretanto prepare os couscous, colocando-os numa taça e juntando água a ferver no mesmo volume dos couscous secos (se for 1/2 chávena de couscous, junte 1/2 chávena de água a ferver). Tempere de sal, misture, tape com um prato e deixe hidratar 5 minutos. Solte depois os couscous com um garfo..

Entretanto corte em cubinhos a polpa de tomate que reservou, descartando as sementes, e junte o queijo também cortado em cubos. Corte em juliana fina o manjericão fresco e envolva tudo juntamente com os couscous já hidratados,

Retire o tomate do forno e recheie generosamente com a mistura de couscous. Termine com um pouco mais de manjericão e com o creme ou vinagre balsâmico.


Bom Apetite!


3 comentários :

Imprimir