Ensopado de Borrego cá de Casa



Tinha um pedaço de borrego congelado desde altura do natal. Na altura comprei a pensar em fazer o Natal lá em casa, mas as voltas depois foram outras e o borrego acabou por ficar à espera de outra altura para ser utilizado. Já tinha feito uma parte assado, mas o restante estava à espera de outro destino, que acabou por ser este fim de semana e num delicioso ensopado, que o tempo ainda está para isso, de comidas de conforto e deliciosas.


Ingredientes para 4 pessoas:


Cerca de 2kg de borrego partido em pedaços

1 kg de batatas

Sal e pimenta q.b.

200ml de vinho branco

1 colher de sopa de colorau

2 cebolas

4 dentes de alho

Azeite q.b.

2 folhas de louro

1 raminho de coentros frescos

1 raminho de hortelã fresca


Preparação:


Tempere o borrego. Coloque-o num recipiente e junte sal, pimenta, o colorau, as folhas de louro, os dentes de alho picados e o vinho branco. Misture bem e deixe marinar algumas hora ou de um dia para o outro.

Refogue depois as cebolas picadas num pouco de azeite e junte depois o borrego escorrido da matinada. Envolva bem, para ganhar alguma cor, e junte depois a matinada, o ramo de coentros e a hortelã. Junte um pouco de água, rectifique os temperos e deixe levantar fervura. Tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando até que o borrego esteja macio, cerca a de 2 a 2h e meia.

Entretanto descasque as batatas e corte-as em rodelas não muito grossas. Junte-as depois ao borrego e deixe cozinhar até as batatas estarem macias.

Sirva de imediato, com um pouco de pão frito ou torrado e mais umas folhas de hortelã.


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir