Puré de Batata



Continuando com receitas simples, e um dos meus acompanhamentos preferidos no tempo frio: puré de batata! Que não é nenhum bicho de 7 cabeças e é bem mais simples do que podemos imaginar.

Uma sugestão para fazerem em breve como acompanhamento.


Ingredientes:


800g de batata

250ml de leite

sal e pimenta q.b.

Noz moscada

1 colher de sopa de manteiga (às vezes uso azeite)


Preparação:


Descasque as batatas, corte-as em cubos pequenos e leve-as a cozinhar em água temperada de sal. Assim que as batatas estiverem cozinhadas, retire-as do lume, escorra bem de modo a que fiquem bem secas (se as achar muito húmidas volte a colocar no tacho e leve-o a lume brando para as secar) e com a ajuda de um utensílio próprio esmague as batatas em puré (pode ser um esmagador manual ou o um passe-vite!) Junte depois o leite quente, aos pouco se poucos, misturando bem no puré de batata. Tempere depois a gosto com sal, pimenta, noz moscada e azeite ou manteiga.


Bom Apetite!


Ganache de Chocolate



O meu último livro “Curso de Cozinha”, ao contrário do que muitos julgam, não é um livro para principiantes. Ou melhor, não é só um livro para principiantes, mas um livro que encerra em si todas as receitas base que permitem depois muitas preparações. Como fazer pão, bases de tarte, massas de todo o tipo, caldos e recheios de bolos. Receitas que estão compiladas num só livro e são para todos aquelas que recorremos sempre que e muito regularmente.

Vem da necessidade que eu sinto que muitas pessoas tem. Porque das perguntas que mais recebo é exatamente “porque é que as minhas massas não levedam?” “Porque fica a minha massa de tarte mal cozida?” “Como posso fazer caldos?” “Porque é que as minhas sopas não ficam boas?” “Como fazer um arroz soltinho?” “Como é que faço para que o meu chantilly fique firme?”

E isto não são só perguntas de principiantes, mas sim duvidas gerais de quem cozinha muito. E o livro tenta responder a todas essas dúvidas de forma simples.

Uma coisa que me perguntam muito também, é como fazer uma ganache simples de chocolate para cobrir bolos ou servir com crepes. Pois aqui está! 


Ingredientes:


150ml de natas para bater 35% gordura

200g de chocolate em tablete 


Preparação:


Coloque as natas num tachinho e leve a lume brando até que comece a querer ferver. Desligue e retire o tacho do lume. Junte o chocolate previamente partido, às natas ainda no tacho mexendo bem até que derreta com o calor das natas e forme uma mistura cremosa e homogénea. Deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.

Use como cobertura de bolos e cheesecake  e recheio de tartes e crepes.


Bom Apetite!


7 da Benedita



A mais nova da família. Que põe os irmãos em sentido e a fazerem-lhe as vontades só para não a ouvirem. A mais meiga e carinhosa, sempre a pedir beijinhos e abraços. É a mais chatinha dos 3, e tem um feitio muito peculiar. Adora a ginástica e o crossfit e já faz dancinhas e "videos" de maquilhagem ao estilo da rede vizinha. É super gulosa, mas não é fã da maioria dos bolos e sobremesas. Gosto de ajudar a mãe e chora por tudo e por nada.

Adora perceber que já consegue ler a maioria das coisas e neste momento é a sua maior conquista.

Hoje pediu-me polvo, brócolos para o jantar e brownie de Limão para cantar os parabéns na escola.

Pede sempre beijos aos irmãos - que nunca lhe querem dar beijos - e adora quando lhe digo que é a minha filha favorita, enquanto os irmãos me piscam o olho, sabendo que ela é a única filha.

Adoro-a e sinto que veio mesmo completar o ciclo da nossa família. Parabéns meu amor pequenino por estes fantásticos 7.


Perninhas de Peru no Forno



Falo muitas vezes de simplicidade nas receitas. Mas no dia a dia cá de casa as receitas  são quase sempre nesse registo. Na correria dos dias, não há tempo para nada demasiado elaborado. Mas acho que podemos manter receitas muito simples e não haver monotonia nas refeições que escolhemos para a nossa semana. E simplicidade não tem a ver como comer todos os dias peito de frango grelhado, massa e salada. 

Uma receita simples que faço muitas vezes, variando o tipo de carne são estes assados de domingo. Num dia com frango, outro com peru, outro com cachaço de porco. Sempre igual e simples mas sempre diferente! E se variarmos os acompanhamentos ainda mais,

Deixo a receita!


Ingredientes para 4 pessoas:


4 Perninhas de peru no forno ou 1 perna com cerca de 1kg

sal e pimenta q.b.

1 colher de sopa de alho em pó

1 colher de sopa de colorau

1 colher de sopa de ervas secas a gosto

1 colher de sopa de azeite

100ml de vinho branco


Preparação:


Numa taça coloque o sal, pimenta, o alho em pó, o colorau as ervas secas e o azeite e misture bem. 

Coloque as perninhas de peru num tabuleiro que vá ao forno e esfregue bem com mistura anterior. Regue depois com o vinho branco.

Tape o tabuleiro com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h30 até que a carne esteja cozinhada. Retire depois o papel de alumínio e deixe alourar um pouco para que fiquem com uma cor mais dourada.

Acompanhe com batatas crocantes e uma salada verde ou legumes cozidos.


Bom Apetite!


Douradas Suculentas no Forno com Limão e Pimento



Assim de repente Janeiro está quase no fim. O fim de semana passou a correr e eu tenho uma festa de aniversário para preparar. Sinto que tudo está a passar muito depressa, e eu sigo neste ciclo a alta velocidade.

Tenho conseguido fazer algumas coisas que queria muito como destralhar e organizar algumas coisas lá em casa e sinto que tenho conseguido cumprir algumas coisas que queria muito.

Seguimos para o resto da semana com receitas muito simples e saborosas, como estas douradas que foram o nosso almoço de domingo.


Ingredientes para 4 pessoas:


2 douradas com cerca de 600g cada

1 cebola

1 pimento vermelho

1 limão

Sal e pimenta q.b.

2 folhas de louro

1 fio de azeite


Preparação:


Descasque e corte a cebola em meias luas. Corte também o pimento em tirinhas. No fundo de uma assadeira que possa ir ao forno e à mesa, coloque a cama de cebola e dobre estas as douradas. Tempere de sal, pimenta e junte também o pimento vermelho, as folhas de louro e regue com um fio de azeite.

Tape depois com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora.

Sirva com acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite!


Puré de Maçã Simples



Daquelas coisas que faço regularmente cá em casa e que os miúdos adoram, é este puré de maçã simples que eles gostam de colocar nas panquecas ou comer com iogurte natural ou papas de aveia ou mesmo a granola ou cereais.

Muitas vezes aproveitei quando as maçãs estão mais velhotas ou um bocadinho tocadas e outras vezes junto também peras.E sempre um sucesso.


Ingredientes:


1kg de maçãs

Canela q.b. (opcional)


Preparação:


Lave bem as maçãs, retire-lhes o caroço e corte em pedaços. (Eu deixo a casca). Coloque num tacho, sem água e tape. Coloque o lume no mínimo e deixe cozinhar até as maçãs estarem macias. Como a fruta é essencialmente composta por água, não é preciso juntar, desde que coza no mínimo e sempre tapado. Na bimby também é apenas colocar a fruta e sem juntar água, tapar, regular para 100ºC, velocidade 1 e deixar cozinhar 30 minutos.

Polvilhe com canela, se gostar, e triture bem até ficar com um creme.

Guardo no frigorífico e use conforme as necessidades.


Bom Apetite!


Mac&Cheese de Frango




Esta semana todas as refeições que preparei foram muito simples e para usar coisas que já tinha meio adiantadas. Esta massa foi para usar umas sobras de frango que tinha congeladas e que tinham sobrado da semana passada. E foi mais uma receita que se prepara de forma muito rápida, e que fica sempre bem para aproveitar sobras!


Ingredientes para 4 pessoas:


300g de massa fusili

350g de sobras de frango estufado ou assado

1 cebola

2 dentes de alho

Sal e pimenta q.b.

Azeite q.b.

650ml de molho bechamel caseiro ou de compra

200g de queijo ralado


Preparação:




Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e refogue a cebola e os dentes de alho previamente picados. Junte depois a carne de frango já desfiada e limpa de peles e espinhas, tempere de sal e de pimenta e envolva bem no refogado deixando estufar mais um pouco.

Entretanto leve um tacho ao lume com água abundante e sal e coza a massa até que esta fique al dente. Retire, escorra e envolva na mistura de frango. Coloque depois tudo num recipiente que vá ao forno e à mesa.

Junte 2/3 do queijo ao molho bechamel e verta sobre a mistura de massa e frango envolvendo bem. Cubra com o restante queijo e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC até dourar a superfície.

Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

 

Lombinhos de Pescada Estufados com Tomate e Ervilhas com Leite de Coco



Uma refeição muito simples e rápida que fez parte da meal prep desta semana. Numa semana como esta, em que não estive em casa no sábado e no domingo à conta dos workshops de Lisboa e Porto, refeições destas são as ideais para uma meal prep que se faz num instante. Ao mesmo tempo aproveitei para gastar uns restinhos de leite de coco e de polpa de tomate que tinha congelado.


Ingredientes para 4 pessoas:


6 a 8 lombinhos de pescada

1/2 lata de tomate pelado ou polpa de tomate

150g de ervilhas congeladas

1 cebola

2 dentes de alho

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

125ml de leite de coco


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num pouco de azeite até que fique loura. Acrescente as ervilhas e o tomate pelado e deixe levantar novamente fervura.  Junte os lombinhos de pescada, tempere de sal e pimenta e envolva bem no refogado. Junte o leite de coco, tape e deixe estufar durante cerca de 20 minutos.

Sirva depois com arroz ou esmagada de batata doce. 


Bom Apetite!

Pão Pita



Adoro fazer massas que têm de levedar. Gosto do processo de transformação e de saber que receitas que são quase iguais umas às outras têm todas resultados diferentes.

Andava há que tempos para fazer os pães pitas. E o facto de ter cá uns amigos a jantar foi a desculpa perfeita. Neste caso os pães acompanharam um camembert gratinado com uma compota de picante de pimentos de Padron que me ofereceram já faz um tempo, mas que tinha ficado quase meio esquecida no frigorífico.

Os pãezinhos foram perfeitos servidos ainda mornos com o pão quente, que também ficou muito bem com um guacamole que fiz.


Ingredientes:


250ml de água morna

10g de fermento de padeiro seco

4 colheres de sopa de azeite

Sal q.b.

400ml de farinha


Preparação:


Numa taça coloque a água morna, o fermento, o azeite e misture para dissolver. Acrescente depois a farinha e amasse com a colher de pau. Passe depois a massa para a bancada e amasse à mão até obter uma massa elástica e suave.

Tape e deixe levedar até dobrar de volume.

Divida depois a massa em 8 pedaços iguais, faça bolas e estique cada uma delas com a ajuda do rolo da massa e deixe repousar, na bancada enfarinhada e já esticadas cerca de 20 minutos.

Leve ao lume uma frigideira e, sem ter o lume muito forte cozinhe, um disco de massa de cada vez, até que inche como se fosse um balão. Depois vire e cozinhe do outro lado. Repita até esgotar a massa.

Sirva como mais gostar.


Bom Apetite!


Scones de Azeitona da Eugénia



Se há algo que não pára de me fascinar em relação à comida, é a possibilidade de uma receita poder ter mil caras e se transformar em cada uma das pessoas que a faz, tornando-se quase parte dessa pessoa. Tomamos uma receita que pode ser uma revista ou de uma amiga ou da tia e quando a fazemos damos-lhe o nosso cunho pessoal. Se a receita for do agrado da maioria, e se a repetirmos vezes suficientes, ela praticamente torna-se nossa e a nossa imagem de marca. É a história destes "scones" que na verdade não são bem scones mas uns pãezinhos salgados com um sabor que me remete à focaccia. Estava curiosa com eles desde que a Sonia Morais Santos falou da sua existência e preparei-os para um jantar de amigos na sexta feira onde foram praticamente a estrela do jantar.

A história destes "scones" tem várias voltas. Para mim começa então numa publicação da Sónia onde ela refere que tem uma amiga que faz uns scones de azeitonas que tem de fazer para qualquer convívio que meta comida, porque toda a gente lhe pede para levar. Estas simples palavras da Sónia levaram-na a partilhar mais tarde a receita da amiga num reels - porque lhe choveram pedidos da dita receita. Eu compreendo porque também fiquei curiosa. Há sempre algo que nos fascina nestas receitas que todos gostam. Tem de ser mesmo boa, certo?

Portanto eu fui uma das seguidoras que viu o reel, guardei a receita e não descansei enquanto não a fiz.

Pois que também foi um sucesso no meu jantar de amigos e era obvio que não podia deixar de a partilhar para memória futura.

Estas coisas das redes sociais têm a capacidade de nos aproximar das pessoas e muito facilmente a "dona da receita" enviou-me uma mensagem. (Na verdade porque identifiquei a Sónia numa foto dos scones e a autora original facilmente chegou a mim).

A Eugénia só queria saber se que eu tinha gostado. Eu disse que sim, que todos tinham gostado, e se podia partilhar a receita dela.

E foi assim que fiquei a saber como tudo começou... os famosos scones de azeitona da Eugénia, comecaram nas páginas de uma revista e em forma de trança. Mas como ficava mal cozida no meio - e eu aqui imagino uma Eugénia desenrascada- decidiu faze-los em forma de bolinhas. E assim a trança de azeitonas, deixou de ser trança e tornou-se nos famosos scones de azeitonas da Eugénia. 

Esta é a maravilhosa característica que as receitas têm. Elas têm o poder de se transformar em função de quem as reproduz e lhes dá algo de si. Eu acredito que é amor.


Ingredientes para cerca de 15 "scones" (chavena usada com 250ml de capacidade)


1 chávena de água morna

10g de fermento de padeiro seco (levedura seca)

4 chávenas de farinha de trigo

1 colher de chá de açúcar 

Sal q.b.

1 chávena mal cheia de azeite

150g de azeitonas verdes inteiras descarocadas

150g de azeitonas pretas inteiras descarocadas 

2 colheres de sopa de oregãos 

1 gema para pincelar


Preparação:


Numa taça dissolva o fermento e o açúcar com a água morna. Junte o sal e 1 chávena de farinha e misture bem. Tape com um pano e deixe levedar um pouco até a mistura crescer um pouco e começar a borbulhar.

Junte depois o azeite em fio e o resto da farinha (3 chávenas) e misture bem. Até obter uma massa que descola das paredes da taça e não agarra. 

Junte depois as azeitonas e os oregãos e amasse de modo a que tudo fique incorporado. Divida então a mistura em bolinhas e coloque-as no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal.  Tape novamente com um pano e deixe levedar novamente até crescerem um pouco. Pincele com a gema de ovo batida e leve ao forno previamente aquecido a 180°C durante cerca de 30 minutos.


Bom Apetite!


Imprimir