Crepes de Laranja à Moda da Júlia



A Júlia foi empregada em casa do M. Chegou a trabalhar num restaurante e fazia doces como ninguém. Nunca revelava as suas receitas. Fazia uns crepes com laranja realmente muito bons. Claro que nunca me deu a receita, e os que eu costumo fazer são apenas uma tentativa de aproximação aos crepes dela.

Massa crepes:
2 ovos
120g de farinha
3clh sopa de açúcar em pó
3dl de leite
3clh sopa de margarina

Recheio:
raspa de 2 laranjas
3 ovos inteiros + 3 gemas
75g de açúcar em pó
2dl de leite

Calda:
125g de açúcar em pó
2dl de água
1,5dl de sumo de laranja
2clh sopa de vinho do Porto


Cobertura:
1 pacote de natas
açúcar em pó

Preparação:

Comece por fazer os crepes. Junte aos ovos inteiros o açúcar, a farinha e mexa bem. Vá juntando pouco a pouco o leite, de modo a ficar com uma massa líquida e sem grumos.
Leve ao lume uma frigideira antiaderente, e derreta aí a margarina. Junte-a depois à massa dos crepes. Com uma concha coloque um pouco de massa na frigideira, de modo a cobrir todo o fundo da frigideira, tentando deixar o mais fino possível. Deixe cozer, e vire para o outro lado. Repita todo o processo até ficar sem massa.
Se vir que a frigideira está seca, coloque um pouco de margarina antes de colocar a massa.
Prepare então o recheio: num tachinho junte os ovos, as gemas, as raspas da laranja, o açúcar e o leite. Leve ao lume a engrossar mexendo sempre.
Para a calda, coloque a água, o sumo de laranja, o açúcar e o vinho do Porto num tachinho e deixe ferver até reduzir, e ter uma consistência “xaroposa”.
Recheie cada um dos crepes com o creme de laranja e enrole. Coloque todos os crepes enrolados, lado a lado, num parto de servir. Regue-os todos por igual com a calda.
Antes de servir, cubra-os com as natas batidas com o açúcar e polvilhe com amêndoa ralada torrada.

2 comentários :

  1. Anónimo02:46

    Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
    »

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20:43

    Parabens este site esta espectacular

    ResponderEliminar

Imprimir