Tinha que ter qualquer coisa para jantar que fosse do agrado de todos, e, principalmente que desse para comer enquanto dava o jogo.
Ao procurar uma receita nos meus cadernos, dei de caras com este Frango com Amêndoas que já não fazia há algum tempo. Tinha encontrado o menú ideal!
Ingredientes:
peitinhos de frango
cogumelos
cenoura
pimento verde
cebola
molho de soja
vinho do Porto branco seco
1 clh sopa de maisena
1 clh chá de Aji-no-Moto (sal chinês)
100g de amêndoas
4clh sopa de óleo vegetal
1 dente de alho
½clh café de gengibre em pó
Preparação:
Corte os peitos de frango em tirinhas. Numa tigela, misture o frango com um pouco do vinho, 1 colher de sopa de molho de soja e a maisena. Deixe marinar, pelo menos durante 1 hora.
Entretanto escalde as amêndoas, retire a pele e enxugue-as. Aloure-as num pouco de óleo quente e pique grosseiramente metade delas.
Descasque e corte a cebola em tiras finas e os cogumelos em lâminas. Descasque e corte a cenoura em rodelas finas, e o pimento em tiras.
Deite o óleo numa frigideira grande, junte o alho e leve ao lume. Quando estiver louro, retire-o e deite no óleo no frango bem escorrido.
Quando começar a alourar junte os legumes, mexa e deixe refogar 3 minutos. Junte então a marinada do frango, o molho de soja e o vinho, as amêndoas picadas, o sal e o gengibre e deixe apurar mais 3 minutos.
Sirva polvilhado com as restantes amêndoas inteiras e com arroz chau-chau.
Para o Arroz Chau-Chau :
Ingredientes:
1 chávena de arroz agulha cozido
1 ovo feito em omoleta fina e cortado em fatias fininhas
1/3 chávena de ervilhas
100g de fiambre aos cubinhos
óleo Vegetal
Preparação:
Num tacho leve ao lume a aquecer o óleo. Junte o arroz e mexa um pouco. Junte depois as ervilhas, o fiambre e o ovo, e mexa até o arroz estar bem sequinho.
Bom Apetite!
Olá
ResponderEliminarUma parte da minha familia é chinesa, e fazem o arroz chow-chow sempre frito. O azeite é impensável, simplesmente não existe na cozinha deles! E pode-se juntar imensas coisas: cebola cortada em meias-luas, milho, pimento cortado em cubinhos, feijão-verde, brócolos... Dá imenso trabalho a fazer, tem de se fritar cada coisa separadamente com o wok a uma temperatura altissima para fazer aquele barulho de estalo a fritar,fritar o arroz depois de cozido no dia anterior... Mas o resultado é de comer e chorar por mais :) Só queria deixar aqui uma pequena lamentação... o arroz que normalmente servem nos restaurantes chineses é tão fraquinho, é uma pena!
Olá
ResponderEliminarEm vez do azeite que é impensável na cozinha deles, que ingrediente se deve usar para fritar os alimentos no wok?
Deve usar-se óleo, vegetal, de preferência resistente a altas temperaturas para estar sempre bem quente no wok antes de adicionar cada grupo de ingredientes (como disse a cristina, têm de ser adicionados primeiro separadamente e só no final antes de servir aquecidos todos juntos).
ResponderEliminarTambém faço o meu arroz chow-chow sempre frito, cozido do dia anterior depois de uma noite no frigorífico. É a melhor maneira de obter aquela consistência fofa e o arroz fica soltinho e muito saboroso.
Experimentem adicionar aos ingredientes básicos (fiambre, ervilhas, cenoura, ovo mexido aos bocadinhos) miolo de camarão, fresco ou descongelado, bem sequinho e temperado com um pouco de pimenta e uma colher de café de farinha (preferencialmente de milho/maizena). Salteando depois na wok da mesma maneira que os outros ingredientes. Delícia!
Olá!
ResponderEliminarTenho uma duvida, que molho de soja usas? Eu adoro o dos restaurantes chineses, mas, infelizmente, aqueles que tenho comprado no supermercado são horríveis :s
P.s» Conheci o teu blog à minutos e já o adoro! Parabéns! <3
podemos substituir o vinho do porto branco por um vinho branco normal? Comprar uma garrafa de proposito pq esta refeição nos dias de hoje é impensável.
ResponderEliminarObrigada
Fiz ontem!
ResponderEliminarFicou maravilhoso!
Acrescentei umas castanhas hehe