Vieiras Salteadas

A culpa desta receita é inteira responsabilidade do Gordon Ramsay. E do meu cunhado L. Passo a explicar.
É duro ver um programa do Gordon, e mais outro e ainda outro e o homem a cozinhar sempre vieiras salteadas. Qualquer que seja o programa mais cedo ou mais tarde as vieiras aparecem. Eu compreendo-o, a sério que compreendo. As vieiras são deliciosas e algo de que gosto bastante apesar de comer muito poucas vezes. Ora estão então a perceber a tortura de o ver cozinhar vieiras vezes sem conta e de não as estar a saborear. De tantas vezes o ver a cozinhá-las parece que sei a maneira certa de as preparar, os tempos de confecção e as dicas para as cozinhar na perfeição. E mesmo sem nunca as ter feito sabia de cor os passos a dar, e pensava que um dia lá compraria as ditas vieiras para as confeccionar pela primeira vez.
Depois da culpa do Gordon Ramsay, vem a culpa do L. que numa ida à Makro, e quando lhe dizia que ali era o único sítio onde as encontrava, me disse que nunca as tinha comido e que, também por causa do Gordon Ramsay, tinha imensa vontade de experimentar. Acontece que nesse dia havia vieiras frescas, e nós até estávamos a pensar no que havia de ser o jantar. A entrada ficou de imediato decidida: vieiras salteadas como o Gordon Ramsay faz.
O L. adorou, e eu e o M. deliciamo-nos com elas. E como não somos todos iguais, a D. não gostou lá muito... Claro que as vieiras não é algo que se compre para as refeições do dia-a-dia, mas são o ingrediente perfeito para dias ou pessoas especiais.

Ingredientes para 4 pessoas:
(in "World Kitchen" Gordon Ramsay, pág. 15)

16 vieiras frescas (já preparadas só a parte branca)
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
salada para servir

Preparação:

Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite (não coloque muito pois assim as vieiras fritam na gordura em excesso) e deixe aquecer muito bem. Tempere as vieiras com um pouco de sal e pimenta e coloque-as em circulo na frigideira. Deixe cozinhar cerca de 1 minuto ou 1 minuto e meio, de acordo com a espessura das vieiras e até começarem a ficar douradas nas extremidades. Comece depois a virá-las pela mesma ordem pela qual as colocou na frigideira, e deixe cozinhar mais 1 minuto do outro lado. (Quando pressiona as vieiras deve sentí-las moles e não firmes. Se as deixar cozinhar muito ficam a parecer borracha.)
Sirva as vieiras como entrada com uma salada verde temperada com uma vinagreta. (Ou pode servir como prato principal com um rissoto ou uma massa, por exemplo).

Bom Apetite!

23 comentários :

  1. Praticamente as vieiras não necessitam preparação tal como as ostras, sendo que a realidade é que uns amam outros nem tanto..., estavam lindas e deveriam estar saborosas.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Já faz tempo que eu quero experimentar mas ainda não fiz...
    será que é desta

    ResponderEliminar
  3. Olá. Vieiras nunca provei, ma svai ficar na minha lista de espera. Estas parecem mesmo saborosas. beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Perfeitas!! Simples e uma refeição bem deliciosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Lúcia10:19

    ola,
    realmente é verdade, gosto muito de ver o ramsay e um dos pratos que ele faz quase sempre é vieiras!! As tuas têm optimo aspecto!

    bj

    ResponderEliminar
  6. Estão bem bonitas, tão douradinhas! Já fiz gratinadas, um dia hei-de experimentar assim, isto quando as conseguir "apanhar" outra vez, pois é raro encontrar.

    ResponderEliminar
  7. Os moluscos não me atraem por aí além, mas as vieiras parecem deliciosas.
    Adoro o Chef Ramsay. Tem um feitio de fugir, mas é 5 estrelas!

    ResponderEliminar
  8. Gosto tanto mas nunca encontro à venda. Agora já sei onde tenho de ir :).
    Parabéns, têm um aspecto delicioso.

    ResponderEliminar
  9. Olá, também eu vejo o F...word e minha nossa andava a babar por vieiras, porque tudo o que é entrada leva vieiras, e perguntava sempre ao meu marido onde é que conseguimos arranjar... e lá nos desenrascámos e comemos vieiras e agora... passámos a adorar.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14:00

    Deu vontade!

    ResponderEliminar
  11. Nunca provei, mas um dia atrevo-me a fazer.

    ResponderEliminar
  12. Que otimo aspeto... :)
    Parabéns pelo blog...adoro... :)

    ResponderEliminar
  13. Estão super apetitosas e deliciosas de certeza.
    Quem fica com as culpas das que eu faço cá em casa é o Jamie Oliver. Desde que as vi preparadas por ele, não procurei mais receitas... são uma delicia.
    beijinho

    ResponderEliminar
  14. As vieiras frescas são maravilhosas! Nos mercados, algumas bancas de peixe aceitam encomendas, avisando com 2/3 dias de antecedência. O preço não é muito convidativo, mas vale a pena.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo20:37

    Ficaram perfeitas, devem ser muito gostosas!

    ResponderEliminar
  16. Engraçado, também nunca provei e também fico sempre com imensa vontade de experimentar quando vejo o programa do Chef Ramsay... Tenho que tentar um dia! ;)

    ResponderEliminar
  17. Que blog delicioso!
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo20:18

    Olá.Eu gostava de saber onde se arranjam as vieiras? Alguém me pode dizer por favor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Há vieiras congeladas em quase todos os supermercados, na secção da peixaria. Quanto às vieiras frescas são mais difíceis de encontrar. Há em alguns supermercados ou peixarias especializadas. No entanto são fáceis de encontrar nas lojas Makro, onde estas foram compradas, tal como está referido na introdução à receita.
      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  19. Também ando desejosa de experimentar, pelo mesmo motivo: Gordon Ramsay.

    Um dia destes tento.
    Obrigada pela receita :)

    ResponderEliminar
  20. Vou experimentar hoje, vamos ver como sai.

    ResponderEliminar
  21. Irei fazer hoje.. Parece tão simples.. Mas as minhas são congeladas.. A diferença dever ser grande.. Darei noticias..

    ResponderEliminar
  22. Irei fazer hoje.. Parece tão simples.. Mas as minhas são congeladas.. A diferença dever ser grande.. Darei noticias..

    ResponderEliminar

Imprimir