Gratinado de Curgete, Tomate e Pimento com Queijo de Serpa

Este ano não há a fartura de outros anos. Primeiro porque foi um ano que choveu muito, depois porque o avô ficou doente e não pode tratar da terra, e depois veio tanto calor que “deu cabo de tudo”! Pois as razões não interessam. Apesar de não termos as quantidades de outros anos – só é pena porque temos menos para partilhar! – ainda cá vem parar a casa muitas coisas. Da ultima vez os avós trouxeram curgetes (as últimas disse-me a avó), pimentos e ainda tomates, feijão verde, batatas novas, salsa, peras, ameixas, alguns pêssegos amarelos e limões.
Por isso nada melhor do que fazer uma receita que desse destaque a estes fantásticos legumes de verão. Até porque me pedem muitas vezes para colocar mais receitas vegetarianas…. Aqui fica então um gratinado que pode ou não ser uma refeição vegetariana, mas que é certamente muito saboroso.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 tomates maduros e grandes
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 curgete (cerca de 500g)
2 pimentos verdes
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de orégãos
75g de queijo de Serpa

Preparação:

Lave bem todos os legumes. Unte depois os pimentos com um pouco de azeite e coloque-os numa assadeira. Leve ao forno bem quente (220ºC) durante cerca de 20 minutos, até que a pele fique quase preta, virando-os de vez em quando. (Se quiser poderá aproveitar umas brasas e assar os pimentos como habitualmente!) Quando os pimentos estiverem assados e a pele preta coloque-os num saco ou numa taça com água, Limpe bem os pimentos assados de peles e sementes e reserve.
Entretanto prepare o molho de tomate simples, Corte o tomate em cubinhos e pique a cebola e o alho. Num tacho coloque uma colher de sopa de azeite e refogue a mistura de cebola e alho. Junte depois o tomate em cubos, os orégãos e tempere com um pouco de sal e pimenta. Deixe cozinhar até que o molho esteja espesso.
Corte também a curgete em fatias e tempere-a com um pouco de sal e azeite. Grelhe-a numa frigideira ou numa chapa anti aderente até que fique dourada de ambos os lados.
Depois, numa assadeira coloque uma camada de ,olho de tomate, e por cima desta uma camada de curgete e de pimentos assados partidos em tirinhas. Cubra com um pouco mais de molho de tomate, curgete e pimento e termine com uma camada generosa de queijo de Serpa ralado na hora.
Leve ao forno apenas para gratinar o queijo.
Sirva como prato principal vegetariano, com pão fresco, ou como acompanhamento de carne grelhada.

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. E que bela receita amiga, e os avós, a terra, lá algo melhor?...bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Tão bom esse gratinado!
    Beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  3. que tentação!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro este tipo de gratinados. Este ano também não tenho cá em casa tantos legumes e frutos oferecidos pela minha avó. Com grande pena minha, as courgettes já acabaram. Felizmente, salvaram-se os figos e as beringelas :)

    ResponderEliminar
  5. Belo gratinado!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Gosto bastante de legumes gratinados :) Thanks pela sugestão, hei de fazer um dia destes com certeza! Bjinhos.

    ResponderEliminar

Imprimir