Compota de Pera com Baunilha e Chocolate

Como já vos contei anteriormente, este ano os avós tiveram menos legumes e muito menos fruta. Este ano, não vai haver compota de pêssegos vermelhos, porque o pessegueiro praticamente não deu nada… Uma pena a julgar pelos quilos de fruta que tínhamos nos outros anos e que me levavam a fazer compota para os cabazes de natal umas duas ou três vezes…
Portanto apesar de não haver compota de pêssego, no armário da cozinha há já um pequeno stock de Doce de Laranja à Inglesa, preparado no início do ano, e de doce de morango preparado na primavera. Uma coisa é certa: há compotas para oferecer no natal, agora cabazes ainda é algo que estou para descobrir depois da chegada do Zé Maria. A ver vamos como nos orientamos os dois!
Mas apesar de pouco fruta, os avós ainda vão tendo alguma coisa. É o caso das peras que pessoalmente não acho particularmente saborosas, para além de estarem muito “bichadas” e tocadas. Aproveitei então para fazer uma compota, usando para isso a ideia de uma amiga que recentemente preparou uma compota de pêra, chocolate e baunilha. Fiquei com curiosidade e não descansei enquanto não lhe copiei a ideia.
Esta é a minha versão (até porque não lhe pedi a receita…)!

Ingredientes para 4 frasquinhos:

1kg de pêra (já descascada e cortada em pequenos pedaços)
650g de açúcar
2 colheres de sopa cheias de chocolate em pó (usei chocolate em pó para culinária)
1 vagem de baunilha

Preparação:

Num tacho suficientemente grande coloque as peras, o chocolate e o açúcar e mexa bem para incorporar. Abra depois a vagem de baunilha ao meio e raspe a sementinhas, Junte-as ao preparado anterior bem como a restante vagem.
Leve depois ao lume mexendo de vez em quando. Assim que levantar fervura reduza o lume para o mínimo de deixe cozinhar até a fruta estar macia. Vá testando o ponto do doce até ter atingido o “ponto de estrada” – que é quando colocando um pouco nukm prato e passando o dedo este “abre uma estrada” ou seja quando ambos os lados não se unem de imediato.
Retire depois a vagem de baunilha e triture o doce, se gostar, com a varinha mágica.
Coloque-o depois em frasquinhos previamente esterilizados, tape-os de imediato e coloque-os voltados de cabeça para baixo pelo menos durante 30 minutos.
Esta compota parece-me perfeita para servir com panquecas, ou como acompanhamento de crepes com gelado de baunilha.

Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Gostei dessa sugestão :)

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta mistura de sabores! Que dilícia...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tem bom aspecto! Achei a combinação bastante interessante :)
    Beijinhos!
    (passatempo a decorrer no meu blogue: http://sudelicia.blogspot.pt/2013/08/um-bolinho-um-video-e-um-presente-para.html)

    ResponderEliminar
  4. Humm, parece-me bem. Vou levar.
    Já fiz com pêra rocha bem madura e coco e também fica uma delícia.
    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  5. Que ideia tão deliciosa!

    ResponderEliminar
  6. Xiii, que pecado!! Ah Ah Ah... Gulosa como sou o melhor é nem pensar nisso! :P
    Beijinhos doces e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Que delicia de compota!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Eu gostei bastante desta variante de compota de pêra com o chocolate :) O problema da escassez da fruta, infelizmente, ñ foi só aos teus avós q aconteceu: noutros anos tb tinha amigos q me davam fruta tocada mas perfeitamente em condições para fazer compota e este ano, nada :( O que vale é q temos abóboras nossas, se eu tiver apenas q comprar um ou dois kilos de maçã (qd estiverem mais baratas!) já ñ será mt mau... Bjinhos!

    ResponderEliminar
  9. Por aqui também deu tudo menos!! Muitos legumes não vingaram e a fruta que deu, é pequena... enfim!! O tempo anda doido e isso nota-se perfeitamente! Também tenho várias pera rocha agora, estava a procura de uma forma de as usar antes que vão parar ao lixo. A compota parece-me bem, tenho receio que não aguente até ao Natal, porque isso era ouro sobre azul!!!

    ResponderEliminar

Imprimir