O meu afilhado fez 4 anos, e é da praxe a madrinha fazer o bolo de aniversário. Este anos, em vez de uma festa em casa, quis uma festa especial, num sítio especial com os amigos da escola. E assim foi. Mas à noite houve jantar para os avós, os tios os primos e os padrinhos. É aí que entra o meu bolo. Simples e sem bonecada mas com uma bonita e deliciosa cobertura.
Mais um bolo e mais um aniversário do Tiago. Para o ano há mais!
Ingredientes:
125g de farinha
4 ovos
125g de açúcar
1 colher e meia de chá de fermento
50g de chocolate negro picado grosseiramente
Cobertura:
150g de natas
200g de chocolate de leite de boa qualidade
40g de manteiga
Canudos de chocolate (feitos com 200g de chocolate negro ) ou outro enfeite a gosto
Preparação:
Comece pela cobertura. Aqueça as natas e assim que começarem a querer ferver, desligue-as e junte o chocolate partido em pedacinhos assim como a manteiga. Mexa bem até o chocolate e a manteiga estarem derretidos e a cobertura estar brilhante. Deixe arrefecer no frigrífico completamente, e engrossar um pouco, antes de usar.
Entretanto bata os 4 ovos na batedeira juntamente com o açúcar cerca de 3 minutos ou até terem mais que duplicado de volume e terem uma aparência fofa e pálida. Envolva bem a farinha previamente peneirada com o fermente e o chocolate picado.
Coloque numa forma sem buraco (com cerca de 18 cm de diâmetro) e previamente forrada com papel vegetal e bem untada e leve ao forno previamente aquecido a 180ºc durante cerca de 25 minutos. Atenção para não deixar secar o bolo, pois como não leva gordura é mais fácil que isso aconteça
Deixe arrefecer bem o bolo e coloque-o depois no prato de servir. Cubra com a cobertura de chocolate de leite e decore a gosto quer seja com canudos de chocolate ou com outro “enfeite” a seu gosto.
Bom Apetite!
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Adoro bolos simples e bonito como este! Esses canudos de chocolate ficam lindos!
ResponderEliminarBom fim-de-semana :)
Mas que bolo tão bom para eu fazer para as minhas meninas!
ResponderEliminarCanudos de chocolate nunca fiz, mas acho que elas se contentam com umas bolinhas de chocolate que tenho escondidas em casa :-)
Para mim quanto mais simples melhor!! :)
ResponderEliminarAdorei a sugestão!
Beijos
Já agora convido-te a ires espreitar o passatempo que estou a organizar com um fantástico prémio: Um cabaz de queijos Paiva!
http://dicasedoces.blogspot.pt/2013/07/e-ca-esta-tal-como-prometido-minha.html
coisinha boa.
ResponderEliminarbeijinhos
ai uma fatia agora ia também.....
ResponderEliminarSimples e tentador. Hummmmmmmm
ResponderEliminarBeijinhos, Pri
http://receitaesperta.blogspot.com.br/
E ficou óptimo! Também (ainda) ñ entrei na moda das bonecadas, as minhas coberturas são do género das tuas: talvez mais simples, mas ñ deixam de ser elegantes e saborosas :) Este bolo é uma bela sugestão, como é teu hábito :) Bjinhos e bom fds!
ResponderEliminartudo o que é apresentado de uma forma simples e harmoniosa torna-se sempre o mais admirável e mais bonito. Parabéns pela sua descrição e bom gosto e folgo em saber que não aderiu á moda da bonecada "cake design", que é o pior que por aí se executa tão prejudicial á saúde e desprovida de qualquer estilo culinário.
ResponderEliminarBjinho Joana
Gigi
Ficou um bolo bem guloso :)
ResponderEliminarKiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html
Quer dizer, puxou um monte de disciplinas durante o EAD, colou à beça na prova e agora se formou como farmacêutica, graças à cola, graças ao Photomath. Você ainda foi monitora de química analítica experimental 1 e 2, será que você ensinou os outros alunos a colarem a prova usando o Photomath também?
ResponderEliminarVocê nem deve se lembrar de mim, eu sou uma das pessoas que você abandonou em orgânica 1 durante o EAD, você passou colando em cálculo para a farmácia usando Photomath, me fez acreditar que eu podia passar na faculdade sem estudar, quando chegou no semestre seguinte em orgânica 1, você decidiu que não iria me dar cola, então eu fiquei reprovado em orgânica 1. Por sua culpa, eu estou com a minha graduação toda atrasada. Fez o que fez comigo e nada aconteceu com você.
Será que o pessoal do Laboratório de Análises Avançadas em Bioquímica e Biologia Molecular, onde você fez iniciação científica, sabe que o seu CR era 7, graças a você ter colado em cálculo para a farmácia usando o Photomath?
Você é a prova que vale a pena colar na prova, que a coordenação da farmácia da UFRJ fecha os olhos para as pessoas, que colam na prova feito você.
Por causa da sua queixinha que você foi fazer na coordenação da farmácia junto com o Gabriel Vasconcelos de Lucena, Camilly Enes Trindade e a Julia Tavares de Azevedo, algum FDP da coordenação da farmácia vazou as minhas informações pessoais para uma pessoa que nem me conhece e nem estuda mais na UFRJ.
Pode avisar ao FDP da coordenação da farmácia da UFRJ, que a maldade que ele fez comigo vai ter volta, eu não tenho nada a perder. O meu CR nunca esteve sete, eu nunca tive uma oportunidade de fazer IC na área de química.
Quem se formou como farmacêutica graças à cola foi você e não eu. Eu sou a única pessoa que está sendo prejudicada na faculdade por não querer colar na prova. Eu não vou começar a colar na prova, só para começar a fazer iniciação científica.
Pode mandar o seu amigo, o Guilherme de Sousa Barbosa que me ameaçou, mesmo sem eu ter feito nada contra ele, me matar, manda o Guilherme de Sousa Barbosa aparecer na boca de fumo que tem aqui perto de casa e mandar os traficantes me matar, aqui do lado da minha casa funciona um ferro velho clandestino que fornece material furtado para os traficantes construírem barricadas.