Bolo Simples com Cobertura Rica de Chocolate

O meu afilhado fez 4 anos, e é da praxe a madrinha fazer o bolo de aniversário. Este anos, em vez de uma festa em casa, quis uma festa especial, num sítio especial com os amigos da escola. E assim foi. Mas à noite houve jantar para os avós, os tios os primos e os padrinhos. É aí que entra o meu bolo. Simples e sem bonecada mas com uma bonita e deliciosa cobertura.
Mais um bolo e mais um aniversário do Tiago. Para o ano há mais!

Ingredientes:

125g de farinha
4 ovos
125g de açúcar
1 colher e meia de chá de fermento
50g de chocolate negro picado grosseiramente

Cobertura:
150g de natas
200g de chocolate de leite de boa qualidade
40g de manteiga
Canudos de chocolate (feitos com 200g de chocolate negro ) ou outro enfeite a gosto

Preparação:

Comece pela cobertura. Aqueça as natas e assim que começarem a querer ferver, desligue-as e junte o chocolate partido em pedacinhos assim como a manteiga. Mexa bem até o chocolate e a manteiga estarem derretidos e a cobertura estar brilhante. Deixe arrefecer no frigrífico completamente, e engrossar um pouco, antes de usar.
Entretanto bata os 4 ovos na batedeira juntamente com o açúcar cerca de 3 minutos ou até terem mais que duplicado de volume e terem uma aparência fofa e pálida. Envolva bem a farinha previamente peneirada com o fermente e o chocolate picado.
Coloque numa forma sem buraco (com cerca de 18 cm de diâmetro) e previamente forrada com papel vegetal e bem untada e leve ao forno previamente aquecido a 180ºc durante cerca de 25 minutos. Atenção para não deixar secar o bolo, pois como não leva gordura é mais fácil que isso aconteça
Deixe arrefecer bem o bolo e coloque-o depois no prato de servir. Cubra com a cobertura de chocolate de leite e decore a gosto quer seja com canudos de chocolate ou com outro “enfeite” a seu gosto.

Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Adoro bolos simples e bonito como este! Esses canudos de chocolate ficam lindos!

    Bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  2. Cristina09:20

    Mas que bolo tão bom para eu fazer para as minhas meninas!
    Canudos de chocolate nunca fiz, mas acho que elas se contentam com umas bolinhas de chocolate que tenho escondidas em casa :-)

    ResponderEliminar
  3. Para mim quanto mais simples melhor!! :)

    Adorei a sugestão!

    Beijos
    Já agora convido-te a ires espreitar o passatempo que estou a organizar com um fantástico prémio: Um cabaz de queijos Paiva!

    http://dicasedoces.blogspot.pt/2013/07/e-ca-esta-tal-como-prometido-minha.html

    ResponderEliminar
  4. coisinha boa.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. ai uma fatia agora ia também.....

    ResponderEliminar
  6. Simples e tentador. Hummmmmmmm

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. E ficou óptimo! Também (ainda) ñ entrei na moda das bonecadas, as minhas coberturas são do género das tuas: talvez mais simples, mas ñ deixam de ser elegantes e saborosas :) Este bolo é uma bela sugestão, como é teu hábito :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  8. tudo o que é apresentado de uma forma simples e harmoniosa torna-se sempre o mais admirável e mais bonito. Parabéns pela sua descrição e bom gosto e folgo em saber que não aderiu á moda da bonecada "cake design", que é o pior que por aí se executa tão prejudicial á saúde e desprovida de qualquer estilo culinário.
    Bjinho Joana

    Gigi

    ResponderEliminar
  9. Ficou um bolo bem guloso :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar

Imprimir