Pesto de Rucula

Depois de ontem aqui ter trazido uma receita para utilizar as curgetes, hoje trago uma receita para fazer um fantástico pesto de rúcula.
Desta vez a receita não veio do mercadinho biológico, mas sim de um livro de que gosto bastante, “Da Horta para a Mesa”, da Cláudia S. Villax, que tem diversas receitas e alternativas para cozinhar com as frutas e legumes que nesta altura abundam em quantidades e variedades.
Para além de poderem usar este pesto da maneira tradicional, com massa, fica igualmente deliciosos barrado em sandes, em bruchetas e como “molho” de acompanhamento com frango grelhado, por exemplo.

Ingredientes para 1 frasco:
(adaptado de “Da Horta para a Mesa” – Cláudia S. Villax – página 84)

1 molho de rúcula
1 molho de salsa
1 dente de alho
80g de avelãs
100ml de azeite
60g de queijo parmesão
Sal e pimenta q.b.
Sumo de limão q.b.

Preparação:

Numa frigideira anti-aderente torre as avelãs sem adicionar nenhuma gordura, até que comecem a ficar louras. Retire e deixe arrefecer.
No copo da varinha mágica coloque as avelãs, a rúcula e a salsa partida grosseiramente, o queijo cortado em pedaços pequenos., o dente de alho e o azeite. Triture bem até ficar com uma pasta não muito fina. Tempere depois com o sal e a pimenta a gosto e regue com um pouco de sumo de limão. Mexa bem e guarde num frasco no frigorífico e use consoante as suas necessidades.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Olá! Este pesto deve estar delicioso! Gosto muito! Ontem também postei uma receita de pesto de rúcula, um pouco diferente desta, mas gostei muito!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Adoro pesto de rucula!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia. Um dia experimento. Boa sugestão!

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Hummm deve ficar muito bom.Receita anotada.Beijos e tudo de bom.

    ResponderEliminar

Imprimir