Dia Mundial das Massas: Macarronete com Azeitonas com Bacalhau em Azeite e Pimentos

Celebra-se hoje o Dia Mundial das Massas! Já o ano passado, a convite da Milaneza (www.milaneza.pt) , preparei uma receita de massa para celebrar este dia. Este ano o convite surgiu, mais uma vez, e desta vez com uma particularidade. Usar o macarronete com azeitonas para criar uma receita especial para este dia.
Cá em casa somos pelas massas. As massas são ricas em hidratos de carbono complexos, proteínas, fibras, vitaminas e sais minerais. São uma excelente fonte de equilíbrio energético e são um dos alimentos que maior versatilidade de combinações permite – com legumes, carne, peixe, e é fácil de integrá-la em receitas diversificadas e mais ou menos equilibradas.
Quase não há quem não goste de massas, das crianças aos mais velhos, e é um dos pratos mais apreciados em todo o mundo.
Nesta minha receita juntei o tradicional bacalhau e pimentos à massa. Porque acho que casam bem com azeitonas, e esta era uma experiência com uma massa de azeitonas. Ficou delicioso! E assim se celebra mais um Dia Mundial das Massas.

Ingredientes para 2 pessoas:

175g de Macarronete com Azeitonas Milaneza
2 postas de bacalhau
100ml de azeite
2 dentes de alho
1 pernada de salsa
Sal q.b.
1 pimento vermelho

Preparação:

Coloque as postas de bacalhau num tacho pequeno, onde caibam à medida e cubra com o azeite. Leve a lume muito brando para cozer o bacalhau no azeite durante cerca de 10 minutos, mas atenção que o azeite não deve fritar o bacalhau. Ao fim desse tempo retire do lume e deixe arrefecer o bacalhau, limpe de peles e espinhas e reserve, assim como o azeite.
Leve a massa a cozer em água temperada de sal até ficar al dente. Entretanto pique os dentes de alho e corte o pimento vermelho em tirinhas.
Coloque 4 colheres de sopa do azeite onde cozeu o bacalhau numa frigideira anti-aderente, e acrescente as tiras de pimento e o alho picado deixando cozinhar até o pimento estar macio. Junte depois o bacalhau em lascas, a salsa picada e a massa previamente escorrida. Salteie tudo na frigideira durante uns minutos para unir os sabores e, se necessário acrescente um pouco mais do azeite reservado.
Sirva de imediato polvilhado com mais salsa picada.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. E que bela massa ficou mesmo muito tentador...bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Casa tudo na perfeição! Que prato magnifico :)

    ResponderEliminar
  3. Que rica e deliciosa massinha, mais uma maneira diferente de a comermos!

    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Hummm parece muito bom.Beijos e bom final de semana.

    ResponderEliminar

Imprimir