Cachorros Quentes com Molho de Pimento e Tomate


Não há nada que me dê tanto prazer, como, por estes dias, ir até à horta. As cores, os cheiros e a abundância de cores e a variedade de produtos. Da minha horto trouxe já o primeiros tomates cereja, as primeiras courgetes, as adelgas vermelhas e amarelas. Há pimentos, pepinos e muitos tomates a crescer. A hortelã está viçosa e tenho-a usado em sumos naturais e com a limonada caseira que tem sido a bebida habitual cá de casa.
Temos comidos os morangos mais doces e saborosos dos últimos tempos, que perfumam todo o carro na viagem até casa, e que temos apanhado aos 400g de cada vez.
É simplesmente delicioso poder ver crescer tudo, de partilhar experiências e trocar legumes com os vizinhos do lado, de colher e de vir para casa de cesta biológica cheia e cozinhar o que acabamos de apanhar.
Foi quase assim que estes cachorros surgiram. Entre dar uso aos nossos primeiros tomates cereja e gastar uns pimentos que estavam a necessitar de ser cozinhados. Um cachorro caseiro diferente, com um molho saboroso de vegetais que embebe o pão, mas que sabe a verão e é uma boa escolha para uma refeição mais ligeira de fim de semana.



Ingredientes para 4 cachorroso:

4 salsichas tipo alemãs
4 cacetes pequenos ou uma baguete dividida em 4
1 cebola
20 tomatinhos cereja
2 pimentos verdes pequenos
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de polpa de tomate
azeite q.b.
piri-piri ou molho picante a gosto

Preparação:

Corte a cebola em meias luas, o tomate cereja ao meio, os pimentos em tiras finas e pique finamente os dentes de alho.
Leve depois um tachinho ao lume e junte o azeite, a cebola e os dentes de alho e deixe refogar um pouco. Acrescente depois o tomate e o pimento, a polpa de tomate, o piri-piri e tempere de sal e pimenta. Deixe refogar cerca de 10 minutos em lume brando, acrescentando um golinho de água. Retifique os temperos e acrescente as salsichas deixando-as cozinhar cerca de 5 minutos ou até o molho estar apurado.
Abra os pães ao meio e coloque depois um pouco do molho de vegetais, a salsicha e mais molho.
Sirva, se gostar com um pouco de mostarda, e companha com umas batatas fritas.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. É sem dúvida uma altura maravilhosa para quem tem uma horta! Eu adoro receber da familia produtos que sei de onde é a sua origem e a cima de tudo sem quimicos que nos fazem mal.
    Adorei a tua sugestão irei experimentar!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:54

    Estes cachorros quentes estão muito apetitosos, com ingredientes que são sinónimo de Verão. Apesar de este ano a horta não ter vingado e os arbustos de frutos vermelhos terem sofrido com o calor, tenho algumas árvores com fruta, e estou quase a colher as primeiras maçãs do ano, as romãs quase a seguir (finais de Agosto/Setembro), e mais tarde as laranjas (Novembro/Dezembro). É muito gratificante colher o que plantamos, apesar de dar algum trabalho. E mesmo que não se tenha espaço para uma horta, é possível plantar algumas coisas em vasos e floreiras, como ervas aromáticas, morangos (os meus estão em floreiras), alfaces e tomateiros. Um bom início de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:59

    sigo silenciosamente o blog porque é simples prático e combina comigo

    hoje abandono o silêncio mas acho que é por uma boa causa

    o que eu acho que não combina é horta e salsichas, sejam elas quais forem...desculpe-me a sinceridade mas aquilo nem comida é (procure uns vídeos no youtube e percebe o que quero dizer)

    e que tal fazer o mesmo com umas bifanas fininhas? é que salsinha, não sendo feita numa quinta alemã qualquer à moda antiga, nem carne tem...e não me alongo porque é muito ...yack....não me sai outro termo

    ResponderEliminar
  4. Vou experimentar sem duvida!

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto delicioso!!! Temos que experimentar.
    Obrigada, beijinhos ♥

    ResponderEliminar

Imprimir