Bolo de Chocolate com Creme de Manteiga e Baunilha


Foi difícil escolher o bolo a fazer para o aniversário do Zé Maria. Para ele é ainda um bocado indiferente, pois ainda não chegou aquela idade em que pede um bolo temática, e porque como ainda não come bolo, também não sai se prefere bolo de iogurte, de chocolate ou limão.
Sendo assim, a escolha era minha. E acabou, mais uma vez por cair num simples bolo de chocolate que recheie e decorei com um creme de manteiga que “tingi” de verde para combinar com a vela com o número 2 - enorme -  que escolhi para ele soprar.
Apesar de não fazer bolos perfeitos e irrepreensíveis, gosto de ser eu a fazer os bolos de aniversário cá de casa. E há um encanto diferente em fazer um bolo de aniversário de um filho - e eu faço questão de os fazer, pelo menos por enquanto.
Fica a receita do bolo que preparei para o aniversário do Zé Maria: um bolo muito simples de preparar e que apesar de tudo ficou muito amoroso!
E o Zé Maria adorou soprar as velas! Acho que foi mesmo a parte favorita de todo o aniversário. Soprou a vela umas 7 ou 8 vezes e estava sempre a pedir mais…. (Para o ano sopras as velas outra vez meu amor!)



Ingredientes para 1 bolo pequeno:
(Receita adaptada do blogue Migalha Doce - http://migalhadoce.com/category/receitas-recepies/bolos-cakes/page/2/)

165g de farinha
30g de manteiga, derretida
6 colher de sopa de chocolate em pó, de boa qualidade
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
200g de açúcar
1 ovo
120ml de leite
6 colheres de sopa de água quente

Creme de manteiga:
300g de manteiga, temperatura ambiente
150g de açúcar em pó
1 colher de chá de pasta de baunilha - podem usar essência
corante alimentar verde (opcional)
enfeites comestíveis à escolha

250g de morangos 

Preparação:

Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC e prepare duas formas com cerca de 15cm de diametro, untando-as com manteiga e polvilhando com  pouco de farinha.
Numa taça grande peneire a farinha, com o chocolate em pó, o fermento, o bicarbonato de sódio, uma pitada de sal e o açúcar.
Adicione depois o ovo, o leite, a manteiga previamente derretida e a água aos ingredientes secos. Envolva até ficar uma mistura macia e homogénea.
Divida a massa sobre as duas formas e leve ao forno por 30-35min ou até palito vir limpo. Deixe arrefecer por completo antes de barrar com o creme.
Para o creme bata a manteiga até ficar macia e esbranquiçada. Adicione depois o açúcar e volte a bater até ficar creme macio. Acrescente agora a pasta de baunilha e, se utilizar um pouco de corante alimentar para dar a cor desejada ao creme.
Para montar o bolo, divida os dois bolos em 4 camadas iguais - partindo cada um deles ao meio e barre cada camada de bolo com um pouco de creme de manteiga e coloque sobre o creme os morangos previamente cortados em rodelas finas.
Cubra o bolo todo à volta com mis creme e cubra também o topo, fazendo. se gostar pequenas decorações.
Decore a gosto com os enfeites comestíveis e coloque no frio até servir, retirando cerca de 1 hora antes.


Bom Apetite!

14 comentários :

  1. Ficou muito bonito! ;-)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:27

    O bolo está lindo e muito amoroso! Não é preciso complicar as coisas, em termos de bolos, para as crianças (daquilo que a minha irmã e eu costumamos fazer, os meus sobrinhos preferem um bolos simples e sem cremes, como de iogurte, laranja/limão/canela, chocolate). Fazer um bolo caseiro de aniversário é um acto de amor para com os nossos, apesar das "imperfeições" que possam ter à primeira vista. Vou ficar de olho na receita, pois gosto de bolo de chocolate, e este parece ser bastante leve (sem o recheio é claro!). Um grande beijinho e um bom fim de semana para todos, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Cristina10:31

    Ficou amoroso!!
    Também faço sempre os bolos de aniversário em casa. E outros... Dia da Mãe, Dia do Pai, 1ª Comunhão, Festa da Luz, Festa da Palavra,... Este ano até fiz um bolo de regresso às aulas. As pequenas já participam, não só na confeção como na decoração. É uma festa!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:23

    Ficou muito bonito, Joana. E estaria delicioso, com certeza!
    Quem me dera ter esse seu jeito...
    Mas, realmente, enquanto são assim pequenitos gostam mesmo é de soprar as velas; importa-lhes pouco o sabor ou o formato... :D
    Um bom fim de semana e dois grandes beijinhos para os seus amores.

    Raquel

    ResponderEliminar
  5. Para mim ficou lindo :) Tb ñ sou adepta dos bolos cheios de pasta de açúcar, cheios de bonecada - são mt caros e metade vai parar ao lixo! E como detesto pôr comida for a e desperdiçar, nestes bolos é mesmo tudo comestível :) E enchem igualmente a vista :) E se o sabor for bom, melhor ainda! E o q interessa é o aniversariante - se ele gostou (mesmo sem comer e tem mt tempo p isso!), então está aprovado ;) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana pode me dizer por favor qual a manteiga que utilizou?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana pode me dizer por favor qual foi a manteiga que usou ?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  8. Lindo e parece delicioso

    Maçã e Canela
    http://blogmacaecanela.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Um bolo muito bonito, com um aspecto delicioso e fresco.
    Parabéns ao Zé Maria e que sopre sempre muitas velas.
    Nany

    ResponderEliminar
  10. Gostei bastante do bolo, simples, saboroso e onde tudo é comestível ... não é necessário complicar :)

    gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. ¡Fantástica receta! Fácil de elaborar, con buenas fotografías y un resultado final delicioso. Muchas gracias por compartirlo con todos/as.
    / http://www.mascasaonline.com

    ResponderEliminar
  12. Parabéns ao Zé Maria :) O bolo era lindo! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Joana pode por favor responder-me á minha pergunta acima ??? Obrigado

    ResponderEliminar

Imprimir