Tarte Tatin de Maça e Caramelo Salgado


Todas as desculpas são boas para fazer uma tarte de maçã. Mais ainda quando as maçãs são muitas e chegam cá a casa de Alcobaça, a terra das maçãs, sob a forma de ofertas simpáticas de quem trabalha com o Miguel.
Há portanto que lhes dar destino. O Zé Maria rouba-as do saco e come-as á dentada. O Miguel leva-as na lancheira para ir comendo ao longo do dia. E eu vou-as utilizando em bolos e tartes. Como esta, que vos deixo como sugestão para o fim de semana. Ainda por cima um fim de semana que se espera de chuva, a desculpa perfeita para ligar o forno…. 

Ingredientes:
(adaptada da revista Delicious)

1 placa e massa folhada refrigerada pronta a usar
8 maçãs
200g de açúcar
50ml de água
100g de manteiga
1/2 colher de chá de flor de sal

Preparação:

Descasque as maçãs, retire-lhes o caroço e corte-as ao meio . Reserve.
Leve uma frigideira  - que também possa ir ao forno -  ao lume com o açúcar e a água e deixe formar um caramelo dourado. Junte depois a manteiga em cubinhos - cuidado que vai fazer espuma ao juntar ao caramelo quente e a flor de sal. mexa bem e acrescente as metades das maçãs previamente descascadas e descaroçadas, com a concavidade voltada para baixo. Preencha bem todos os espaços da frigideira com a maçã e deixe cozinhar tudo em lume brando cerca de 5 minutos.
Retire do lume e deixe arrefecer completamente.
Cubra depois as maçãs dentro da frigideira com a placa de massa folhada, virando as pontas da massa para dentro da frigideira.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos até a massa estar folhada e dourada.
Quando estiver pronta vire a tarte para o prato de servir cuidadosamente.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Que saudades eu tenho de uma boa tarde tatin... Mas a minha forma pós-parto não permite estes pecados!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:07

    Adoro maçãs e está a começar a época delas, aromáticas, crocantes e viçosas! Mais uma boa ideia para as usar. As minhas frigideiras não dão para ir ao forno, mas irei improvisar com um tabuleiro ou forma redonda normal. Tenho muitas maçãs na fruteira, e ainda bem que comprei uma placa de massa folhada a mais... Um grande beijinho e um bom fim de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Mais uma bela tarte! Adoro (quase) todas as tartes q levam maçã :P Este fds tb vou aproveitar para fazer umas coisinhas: empadas p o almoço, waffles p o lanche e ainda vou ver se consigo fazer um bolinho e uns biscoitos p ir comendo durante a semana :) Bom fds!

    ResponderEliminar
  4. Nunca me aventurei nas tartes tatin mas esta está com um aspecto delicioso.

    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21:19

    Tem um aspecto delicioso. :-)
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site de celebridades com sessões fotográficas)

    ResponderEliminar
  6. Que delicia ! Qual a melhor massa folhada refrigerada?

    ResponderEliminar
  7. ¡Fantástica receta! Fácil de preparar, con buenas fotografías, y un resultado delicioso, me encanta. Muchas gracias por compartirla con todos/as.
    / http://www.mascasaonline.com

    ResponderEliminar

Imprimir