Fritata de Beringela e Abóbora


Sempre fui adepta da organização e do planeamento, e principalmente na cozinha acho que faz toda a diferença. Desde que o António Maria nasceu, rapidamente percebi que o meu planeamento e organização eram essenciais para haver ordem cá me casa, mas principalmente para ser possível ter as refeições prontas a tempo e horas e voltar às nossas rotinas habituais, o que nem sempre é fácil coordenar com os horários de um ser pequenino. Manter as nossas rotinas e horários é importante, não só para nós, mas principalmente para o Zé Maria.
Isso implicou que eu alterasse a forma como me organizava, porque agora o meu tempo é gerido de forma diferente. Depois de algumas semanas a “implementar” novas rotinas, percebo como me têm ajudado. Estas rotinas não são novidade para muitas pessoas - mas podem ainda ajudar outras quantas que, com filhos pequenos, um trabalho fora e dentro de casa, e pouco ou nenhuma ajuda externa, tÊm alguma dificuldade nesta gestão diária. O que passei a fazer? A organizar a semana culinária num par de horas durante o fim de semana.
Mais do que nunca torna-se prioritário a ementa semanal (que chata que sou sempre a falar nisto….) e a lista de compras bem feita com base nesse planeamento. Depois, é olhar para a nossa ementa semanal e adiantar e preparar ao máximo tudo aquilo que se pode. Um exemplo prático do que tem sido feito cá me casa. Ao sábado, logo depois do almoço e enquanto os miúdos dormem a sesta, é para mim a altura ideal para essa preparação. Faço pão, iogurte caseiro para a semana e ainda um bolo. Lavo a alface preparo-a e seco-a bem antes de colocar num saco: salada pronta a colocar na saladeira durante a semana. Preparo os legumes para a sopa e coloco em saquinhos: depois é só colocar na panela. O mesmo com os restantes legumes, como por exemplo brócolos. Cortar a cebola, os cogumelos ou o pimento em tirinhas e colocar numa caixa plástica para o salteado que vou juntar a uma massa durante a semana. 
Uma das refeições é frango estufado. Aproveito para o estufar desde já e guardo-o numa caixa no frigorífico…. Vou fazer uma receita de bacalhau ou com carne à bolonhesa? Já os cozinhei e refoguei e está em caixinhas pronto a usar - ou a congelar se optar por fazer mais do que uma dose. E por aí em diante.
Ao sábado o meu frigorífico é um amontoado de caixas e saquinhos com tudo adiantado para as refeições da semana, e ainda algumas refeições já quase preparadas. Eu disse que não era novidade para ninguém. Apenas não costumava organizar-me assim, porque não sentia essa necessidade. Sinto que as duas ou três horas que “perco” ao sábado a adiantar todo este trabalho, me permitem que durante a semana as coisas corram de forma mais calma e com menos “stress”. Imagino que possam ser uma mais valia para quem chega a casa perto das 20h com crianças (ou não) e ainda o jantar para fazer.
Inspirada por esta nova organização, uma fritatta que fez parte de uma das minhas últimas ementas semanais, com a abóbora e a beringela preparadas e numa caixinha, prontas a seguirem diretamente para a frigideira.
E uma receita perfeita para uma “meat free monday”.


Ingredientes para 2 pessoas:

4 ovos 
200ml de creme vegetal (usei Shoyce) ou natas magras
1 beringela pequena
150g de abóbora manteiga ou hokkaido
10 azeitonas pretas descaroçadas
1/2 colher de chá de coentros em pó
azeite q.b.
2 colheres de sopa de salsa picada
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Descasque a beringela e corte-a em cubinhos. Descasque a abóbora e corte-a também em cubos. Reserve.
Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com cerca de 2 colheres de sopa de azeite e junte a abóbora e a beringela. Tempere com um pouco de sal, pimenta e com os coentros em pó e deixe saltear em lume brando até a abóbora e a beringela estarem macias.
Entretanto bata os ovos com ao creme vegetal, a salsa picada e temperes gosto com um pouco de sal e pimenta. Verta a mistura de ovos sobre os legumes e deixe começarem cozinhar em lume brando cerca de 10 minutos.
Ao fim desse tempo junte as azeitonas e coloque a mistura no forno previamente aquecido a 180ºC com a função de “grill” e deixe acabar de cozinhar no forno até que fique dourada. (Atenção que deverá utilizar uma frigideira que possa ir ao forno!)
Sirva a fritatta com brócolos cozidos.


Bom Apetite!

14 comentários :

  1. Anónimo09:41

    Mais uma boa ideia para uma refeição com legumes. Sou organizada qb, mas não sou rígida com listas de tarefas, pois muitas vezes tenho muitas tarefas para pouco tempo disponível. Tenho uma lista da mercearia e a lista do inventário do frigorifico/congelador, e as refeições são pensadas em função do que está lá, ou das compras da semana. Preparo a maior parte das refeições ao fim de semana, assim como a sopa, o bolo ou biscoitos. Quanto ao pão, só o faço quando tenho tempo para isso. Durante a semana chego tarde a casa, por isso convém ter as refeições já preparadas ou "alinhavadas". Só ao fim de semana é que tenho tempo para estas preparações culinárias, compras da semana, as tarefas normais da casa, e as tarefas com o quintal/jardim. Faz-se o que se pode, mas de vez em quando falha alguma coisa. Estas dicas de organização são sempre úteis, e podem ajudar a melhorar a nossa organização interna. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Essa cor amarelada ficou linda!
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site de celebridades e com sessões fotográficas)

    ResponderEliminar
  3. Merhabalar, hayırlı haftalar. ne kadar leziz, ne kadar da iştah açıcı olmuş. Ellerinize sağlık.

    Saygılar.

    ResponderEliminar
  4. parabéns Joana ! É uma mulher admirável! Boa sorte para si e para os seus filhotes.

    ResponderEliminar
  5. parabéns Joana ! É uma mulher admirável! Boa sorte para si e para os seus filhotes.

    ResponderEliminar
  6. Uma excelente solução para quem tem filhos pequenos. Já usei a ementa semanal e dá muito jeito, mas se calhar ainda experimento deixar as refeições da semana adiantadas... Gosto muito de comida acabada de fazer, mas deixar tudo cortado e pronto para a panela poupa muito tempo. Obrigada pelo testemunho e incentivo, felicidades para os meninos :)

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde, desculpe a minha ignorância...mas o legumes cortados aguentam quanto tempo no frigorífico? E as refeições já prontas? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sónia,
      O mais que têm de aguentar são 6 dias. Mas, se estiverem bem acondicionados em caixas herméticas ou sacos herméticos não tÊm porque não. Nós também compramos saladas embaladas, cogumelos laminados,... e tudo isso aguenta alguns dias sem problema no frigorífico.
      Com as refeições já feitas, também as pode congelar, se for só para consumir no final da semana, até aconselho. Mas cozinhar e guardar no frigorífico por exemplo um frango estufado feito no sábado para terça feira, aguenta perfeitamente.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  8. Boa tarde,
    congela o pão que faz?? obrigada
    nem sempre é fácil planear o dia a dia com miúdos mas as suas dicas são excelentes!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marisa,

      Costumo fazer um pão grande que corto em fatias. Uma parte deixo para consumir nesse dia e congelo o resto.
      Durante a semana é colocar a fatia direta na torradeira.
      Espero ter ajudado.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  9. Anónimo20:07

    Bem haja, Joana.
    A organização sempre foi meio caminho andado, de facto.
    Já a minha Avó, que passou pela guerra e pelo racionamento, o fazia. Trabalhava dentro e fora de casa, tinha a minha Mãe pequenina, e naquele tempo não havia frigorífico, aspirador, máquina da louça, máquina da roupa, micro-ondas, bimby, supermercados, etc.
    Hoje felizmente há mais ajuda, mas a organização continua a ser importante.
    Beijinhos,
    Susana

    ResponderEliminar
  10. Por aqui faço muito parecido. Apesar de trabalhar em casa, tenho um horário bastante preenchido e que termina tarde. Se puder ir adiantando sempre alguma coisa, isso depois traduz-se em jantar cedo e ainda ter tempo de qualidade em família sem ter de deitar o filhote tarde.

    ResponderEliminar
  11. ¡Fantástica receta! Fácil de elaborar, con buenas fotografías y un resultado final delicioso. Muchas gracias por compartirla con todos/as.
    / http://www.mascasaonline.com

    ResponderEliminar
  12. Olá Joana! Já a leio há imenso tempo e hoje não pude deixar de comentar! Há coisas que quero mesmo mudar e começar a ser mais organizada é uma delas! Muito obrigada pelas dicas (estas e todas as outras)! É uma inspiração!

    ResponderEliminar

Imprimir