Geleia de Maçã e Vinho do Porto


Se te oferecem maçãs, come-as e usa-as na cozinha. As maçãs continuam a chegar cá a casa. Na última semana, mais um saco cheio de maças de Alcobaça. Depois do bolo e da tarte da semana passada durante o fim de semana foi altura de colocar outras receitas em andamento. Uma marmelada de maçã, receita que podem ver aqui (http://paracozinhar.blogspot.pt/2012/07/marmelada-de-maca.html) e com os caroços da maçã (muito ricos em pectina) uma deliciosa geleia com vinho do porto que ficou de “comer e chorar por mais”, e serve como acompanhamento perfeito para queijos e até carnes assadas, para quem gosta desses contrastes (e que deve ficar para lá de deliciosa com foie gras)
Deixo-vos a receita, juntamente com uma dica de poupança: podem aproveitar os caroços das maçãs que comem habitualmente como sobremesa até terem os suficientes para os reaproveitarem nesta receita! 

Ingredientes para cerca de 4 frascos de 150ml:

caroços de cerca de 15 maçãs
1 litro de água
700g de açúcar
125ml de vinho do porto

Preparação:

Num tacho coloque a água e os caroços de maçã e deixe ferver em lume brando, até o líquido ter reduzido para cerca de metade, e os caroços de maçã terem libertado a pectina. Coe depois essa mistura, com um coador fino ou através de uma gaze fina e acrescente mais água até perfazer um litro. Acrescente o açúcar e o vinho do porto e leve novamente ao lume a ferver em lume brando até a geleia estar no ponto.
Coloque depois a geleia ainda quente em frascos previamente esterilizados, e coloque-os depois de cabeça para baixo durante cerca de 30 minutos. Guarde-os depois num local fresco e seco.


Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Hummm também quero, lol.
    Bela geleia, só de imaginar o sabor já me apetece um tosta ou bolachinha com a mesma.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/10/bolo-de-laranja-simples.html

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:50

    Aqui está uma receita com uma combinação perfeita: maçã e vinho do Porto! Além disso, é uma forma de reutilizar os caroços de maçãs, tal como fazemos com os caroços de marmelo. À algum tempo atrás, fiz uma com as cascas e caroços das maçãs e marmelos, e ficou deliciosa. Esta ideia de "reutilização" não é nova para mim, pois tenho visto em revistas antigas de culinária, como também no blog "La Cuccinetta" onde há receitas onde utilizam as cascas de maçã (ketchup caseiro e geleia de maçãs) e as cascas de laranja (geleia de laranja). Nesta última, "roubei" a ideia, adaptei-a com açúcar para compotas, e fiz como se fosse um doce de laranja normal. Vou voltar a ela, pois fica muito saborosa e não fica atrás dos doces de compra. Vou ficar com esta receita de olho, pois quero experimentar a marmelada de maçã. Mais uma boa sugestão! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. As fotografias ficam fantasticas dá mesmo vontade de comer.
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site de celebridades e com sessões fotográficas)

    ResponderEliminar
  4. Sofia Lopes14:38

    Pode-me explicar (foto) o specto dos caroços de maçã utilizados?? É que quando como maçãs apenas deixo as sementes...

    ResponderEliminar
  5. Textura parece ser divina... se tivesse visto antes tinha feito esta também durante a época das maçãs que lá por casa já acabou...

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Está com um aspecto muito guloso e assim tudo se aproveita :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  7. ¡Fantástica receta! Fácil de preparar, con buenas fotografías, y un resultado delicioso, me encanta. Muchas gracias por compartirla con todos/as.
    / http://www.mascasaonline.com

    ResponderEliminar
  8. ¡Fantástica receta! Fácil de preparar, con buenas fotografías y un resultado final delicioso. Muchas gracias por compartirla con todos/as.
    / http://www.mascasaonline.com

    ResponderEliminar
  9. Só são usados os caroços da maçã? Eu entendi bem? Não se utiliza as frutas?

    ResponderEliminar

Imprimir