Tarte de Coco com Ganache de Chocolate e Framboesas


Com pouco se pode fazer muito. Haja vontade de poder fazer uma pequena festa de aniversário ao Zé Maria. Apesar de na altura as quase 39 semanas de gravidez já pesarem, isso não impediu que, na medida das minhas possibilidades físicas lhe fizesse uma pequena festa.
Um jantar simples para os avós e tios, e alguns amigos mais chegados para cantar os parabéns. E claro que não há festa sem uma mesa de sobremesas. 
Leite creme torrado na hora, uma fresca pavlova com queijo creme, mirtilos e nectarinas, uma torta de iogurte, um bolo de bolacha, uma mousse de lima e esta tarte de coco com ganache de chocolate e framboesas foram as sobremesas eleitas.
Hoje deixo-vos a receita de uma das minhas sobremesas favoritas da noite!

Ingredientes:

Massa
50g de açúcar em pó
150g de farinha
60g de manteiga
1 gema de ovo
50g de coco ralado
1 colher de sopa de leite (se necessário)


Recheio:
200g de chocolate com 70% cacau
150ml de natas 
150g de framboesas frescas
acúcar em pó para decorar

Preparação:

Para preparar a massa coloque numa taça o açúcar em pó, a manteiga e a gema e bata com a batedeira eléctrica (ou à mão) até obter uma mistura lisa. Aos poucos e poucos vá acrescentando a farinha, sem deixar de bater com a batedeira e depois o coco ralado. Junte depois o leite (que poderá não juntar se achar que a massa está no ponto, ou juntar um pouco mais se a achar demasiado seca.)
Retire a massa da tigela e amasse um pouco mais com as mãos na bancada enfarinhada. Forre depois uma forma de tarte de fundo amovível com a massa e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até as a massa estar cozinhada e ligeiramente dourada nas pontas. Deixe arrefecer completamente.
Para o recheio, coloque as natas num tacho e deixe aquecer mas sem levantarem fervura. Adicione depois o chocolate partido em pequenos pedaços e deixe derreter mexendo bem, de modo a obter uma mistura homogénea e lisa.
Verta depois este preparado sobre a base de tarte já arrefecida e cubra com as framboesas. Deixe arrefecer e “solidificar” a ganache de chocolate antes de polvilhar com açúcar em pó.
Sirva em fatias.


Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Visualmente ficou linda, e a combinação de sabores é bem do meu agrado! Estás sempre tão inspirada na cozinha, Joana! E és, para mim, uma grande fonte de inspiração culinária. :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:05

    Aqui está boa combinação de sabores, bastante fresca, e muito tentadora! Acho que a inspiração chegou em força! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Que delícia de tarte.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/10/dia-um-na-cozinha-e-um-bolo-de-outono.html

    ResponderEliminar
  4. Joana, adorei! Tem um aspecto super guloso :) Mais uma receita a experimentar assim q se proporcionar ;) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  5. Que linda ... "pecaminosa" Adorei

    ResponderEliminar
  6. Está com um ar realmente delicioso, digno de constar em qualquer mesa de festa. Chocolate, coco e framboesas são uma combinação perfeita para qualquer doce :)
    gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Parece deliciosa até me fez crescer água na boca

    Maçã e Canela
    http://blogmacaecanela.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. que aspecto delicioso!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Imprimir