"Escangalhada" de Bolacha e Chocolate


Entre as sobremesas que preparei para o meu aniversário, há uma que não podia deixar de partilhar aqui. Por ser uma sobremesa que inventei no momento, apenas porque o Miguel começou a dizer que eram poucas sobremesas, e que devia fazer outra coisa.... Tinha comprado alguns ingredientes para fazer um cheesecake - ideia da qual desisti para substituir por uma tarte de maçã com doce de ovos - e, com o pacote de bolacha torrada que tinha comprado para fazer a base do cheesecake e mais as natas, e ainda uma tablete de chocolate que tinha em casa, acabei por decidir a tentar fazer uma espécie de mousse de bolacha... No entanto, a sobremesa depois de pronta, e apesar de me saber bem, tinha um aspeto de tudo, menos de mousse. Salpiquei-a com uns smarties coloridos para lhe dar uma graça, levei ao frigorífico e decidi “que seja o que Deus quiser...)
Depois de estar na mesa, junto de outras iguarias bem mais vistosas e compostas, a espécie de mousse, foi a primeira a desaparecer, e arrecadou a menção de sobremesa feia mas deliciosa. Até me pediram a receita. Afinal o desastre não foi assim tão grande, e parece que faz sentido partilhar uma coisa tão simples que acabou de apelidada de “escangalhada” pelo seu aspeto pouco apelativo. Uma prova de que o que realmente interessa é o sabor!

Ingredientes:

400ml de natas
200g de bolacha torrada
100g de chocolate de leite com avelãs ou amêndoas
100g de açúcar
smarties ou drageias coloridas para decorar

Preparação:

Comece por triturar finamente as bolachas com o robot de cozinha. Pique depois grosseiramente o chocolate e junte-o às bolachas.
Bata as natas com o açúcar em chantilly firme e envolva bem a mistura de bolacha e chocolate nas natas. Coloque na taça de servir e polvilhe com as drageias ou os smarties.
Guarde no frigorífico até servir.


Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Anónimo10:39

    É caso para dizer: "quem vê caras, não vê corações" ou "quem ama o feio, bonito lhe parece"!
    Um improviso que resultou em algo delicioso, e talvez melhor do que algo planeado (às vezes acontece algum azar com as receitas que já conhecemos).
    Este improviso lembra uma "mousse" improvisada de lemon curd que fiz. Foi feita para salvar um curd de limão (1ª tentativa do melhor curd de limão) que ficou com as claras cozidas (passei por um passador para tirar os pedaços, juntei a um pouco de iogurte natural sem açúcar e algumas folhas de gelatina derretidas) e resultou numa sobremesa deliciosa.
    Às vezes convém simplificar, quando há uma mesa demasiado rica em sobremesas "elaboradas".

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:50

    O Miguel disse que eram poucas sobremesas...? Baba de camelo, mousse de chocolate, pavlova, leite creme, tarte de maçã, rabanadas, rolo de natal, bolo de anos e... eram poucas?
    Que direi eu então das minhas festas? Desisto. Vou deixar de fazer festas em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:27

      Por conta deste comentário dei umas boas gargalhadas! E tenho de concordar...

      Eliminar
    2. Anónimo19:30

      Talvez fossem 100 convidados, ou até mais, não sabemos! O que mais me espanta é a subserviência implícita...

      Eliminar
    3. Anónimo21:04

      ahahahaha
      Anónimo das 19h30. Vê-se bem que realmente não conhece nem a Joana nem o Miguel, nem as festas e muito menos o que os convidados comem.. Duvido que haja casal com maior auto-ajuda do que eles... São conhecidos como o "casal maravilha"! E pode achar muito, mas duvido que tenha sobrado muito fosse do que fosse....
      É sempre bonito ver anónimos a destilar as frustrações do dia-a-dia e da suas vidinhas sem sal.

      Eliminar
  3. Hum......a mim parece-me deliciosa!!! A fazer sem dúvida! Engraçado que no meu caso o meu marido acha sempre que faço comida a mais....

    ResponderEliminar
  4. Estou tentada a fazer esta 'mousse' como sobremesa do Dia de Natal, até pq os ingredientes agradam a tds e dá pouco trabalho :) O q conta é mesmo o sabor :P Bjinhos.

    ResponderEliminar
  5. Humm... Parece-me uma delicia de querer provar e comer mais. Fantástica.
    Beijinho!!

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  6. Que boa pinta...rola! =D

    Um beijinho dourado,
    O Biquíni Dourado
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:25

    Olá Joana! Sou fã do seu blog/receitas mas nunca comentei.
    Experimentei esta receita, em dose dupla, neste Natal. Correu bem! Gostei bastante e parece-me que quem provou também gostou, pelo menos não sobrou nada! Fiz uma batota, juntei umas claras batidas em castelo que me sobraram! Beijinhos e muitos parabéns pelo seu blog e livros!

    ResponderEliminar

Imprimir