Abóbora com Camarão


Parece que o natal passou a correr. Depois de tanta preparação, entre presentes, mimos de comer e outras coisas, parece que tudo se vai num piscar de olhos. Agora começamos a pensar na passagem de ano, e numa noite divertida com os amigos.
Por aqui aproveitamos estes dias após natal para tirarmos uns dias para nós. Uma espécie de férias em casa, sem grandes horários e onde os miúdos aproveitam os pais e os presentes e onde tudo é uma brincadeira.
Mas a cozinha continua em funcionamento, entre as sobras do natal e a utilização do que temos por casa. E foi assim que esta abóbora com camarão nos foi parar à mesa. Entre a abóbora hokkaido que adoro e que vem no nosso cabaz biológico da Dona Rosa, e uma embalagem miolo de camarão congelado que havia lá por casa....

Ingredientes para 2 pessoas:

300g de miolo de camarão (miúdo)
1 abóbora hokkaido (mas podia ser manteiga ou outra) pequena
1 cebola pequena
2 colheres de sopa bem cheias de coco ralado
5 tomates cereja
150ml de água a ferver 
sal e pimenta q.b.
coentros q.b.

Preparação:

Corte uma tampa à abóbora e retire-lhe cuidadosamente as sementes. Embrulhe-a depois em papel de alumínio e leve-a a assar no forno previamente aquecido a 180ºC até ficar macia, cerca de 1h, 1h30.
Entretanto pique a cebola e leve-a a alourar num pouco de azeite.Acrescente o tomate cereja partido ao meio e o miolo de camarão, previamnete descongelado e deixe saltear até que esteja cozinhado. Tempere de sal e pimenta e acrescente o coco ralado e a água a ferver (para fazer uma espécie de leite de coco). Deixe ferver uns minutos em lume brando.
Retire depois a abóbora do forno e recheie com esta mistura de camarão. Leve novamente ao forno, apenas para alourar.
Sirva depois, polvilhado com coentros frescos e acompanhe com arroz branco. Quando se servir, retire também polpa da abóbora assada.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo11:02

    Mas que grande coincidência! Por acaso tenho uma abóbora pequena para ser usada, assim como duas abóboras manteiga pequenas, e já estava com falta de ideias para elas. Para experimentar, logo que arranje o camarão!
    A agitação do Natal já passou e já estamos em contagem decrescente para o Ano Novo. O tempo está a passar demasiado depressa, quase sem tempo para respirar.
    Mas até lá, uma coisa de cada vez, de forma a apreciar o momento.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir