Trouxas de barriga de Freira (receita também em video)


Faltam 3 dia para o Natal. Finalmente já há presentes de comer prontos e devidamente acondicionados para oferecer, mas ainda faltam fazer umas coisas - poucas - que espero acabar hoje! 
Entretanto numa reviravolta de última hora, decidimos fazer o almoço do dia 25 aqui em casa, com os meus cunhados, os meus pais e os meus sogros, e portanto já tenho a ementa quase toda pensada, sem esquecer uns doces e os tradicionais assados... É muito bom fazer natal assim...
E com o Natal mesmo a chegar é normal que as sugestões por aqui sejam quase todas natalícias. Como estas simples trouxas de barriga de feira, que vão certamente complementar qualquer mesa. A receita também está em video, e com musica de natal, para entrarem no espírito da época!
Espero que gostem!



Ingredientes:

100g de açúcar
100ml de água
50g de pão rijo (de preferência pão branco)
1 ovo
Amêndoa torrada q.b.
Canela em pó q.b.
2 folhas de massa filo 
manteiga q.b.

Preparação:

Leve o açúcar ao lume com a água e deixe ferver em lume brando durante 5 minutos. Acrescente depois o pão partido em pequenos pedaços e deixe que este absorva a calda de açúcar. Mexa bem até obter uma espécie de pasta e deixe arrefecer um pouco.
À parte bata o ovo e junte-os depois, em fio, à mistura de pão e açúcar envolvendo bem. Leve tudo novamente ao lume, sem deixar de mexer, durante um ou dois minutos, apenas para cozinhar o ovo. Retire e deixe arrefecer completamente.
Acrescente depois a canela e misture bem.
Para montar as trouxas, corte as folhas de massa filo ao meio e pincele-as com manteiga. Coloque 1/4 da mistura em cada uma delas e polvilhe com a amêndoa torrada antes de as embrulhar cuidadosamente.
Repita até esgotar os ingredientes e leve-as ao forno previamente aquecido a 200ºC até que a massa fique dourada e crocante.
Retire do forno e coloque-as no prato de servir polvilhando com um pouco de açúcar em pó!

Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Anónimo11:00

    Uma sugestão bem simples e bem apetitosa!
    Bem... a Joana não foi a única que teve reviravoltas com o Natal. Aqui, também houve alterações (tive que desmarcar as férias), que obrigaram a recorrer ao "plano B" da ideia inicial dos cabazes: simplificar as ideias e recorrer a receitas que rendam e que não exijam tempo na preparação e na refrigeração - numas a massa foi preparada de véspera, e avançar aos poucos, no final do dia. Seja como for, hoje termino o último grupo das ofertas (simplificado, mas muito saboroso!).
    Gosto desta sugestão e possivelmente irá fazer parte da mesa de Natal ou Ano Novo. A ver vamos como correm as coisas e os apetites!(risos)

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    PS: os torcidos de azeite são bons e muito fáceis de fazer, mesmo sem o "banho de beleza" (pincelados com gema de ovo)!

    ResponderEliminar

Imprimir