Bolachas de Cacau Recheadas (receita também em video)


Chegou dezembro. Chegou o melhor mês do ano. Chegou o Natal!
E quando dezembro começa, já vai sendo habito por aqui uma receitas de bolachinhas. Desta vez com cacau, deliciosas e muito simples de preparar. Para fazer com os mais pequenos no primeiro fim de semana de dezembro e, quem sabe, torná-las num delicioso presente de comer. Ou simplesmente para saborear em família, a ver um filme de natal no sofá, com um mantinha pelas pernas e uma chávena de chocolate quente nas mãos.
Seja como for, aqui fica a sugestão. Podem fazê-las de todas as formas que desejarem. Podem deixá-las simples, podem seguir a sugestão de hoje e rechear com uma compota à vossa escolha, ou decorá-las com chocolate, pasta de açúcar ou um glaçê.
Numa bolacha mil combinações diferentes!
Um feliz início de dezembro para todos! 



Ingredientes para 10 bolachas duplas (e as estrelas mais pequenas)

300g de farinha
1 colher de sobremesa de cacau cru em pó
150g de manteiga
100g de açúcar
1 ovo
10 colheres de sobremesa de compota de alperce ou outra a gosto

Preparação:
No robot de cozinha coloque a manteiga, a farinha, o cacau, o ovo e o açúcar e triture até todos os ingredientes estarem misturados e parecerem uma areia grossa. Retire do robot de cozinha e acabe de amassar à mão até a massa estar bem ligada.
Com o rolo de cozinha estique a massa até ter cerca de 0,5cm de espessura e com um cortador redondo com cerca de 6cm de diâmetro corte 20 rodelas de massa. Em dez dessas rodelas corte, com um cortador em forma de estrela, as estrelas ao centro das bolachas e, se sobrar massa aproveite fazendo mais bolachinhas em forma de estrela.
Leve as bolachas todas ao forno pré aquecido a 180ºC, num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal, durante cerca de 10 minutos.
Retire as bolachas e deixe arrefecer bem. Coloque uma colher de doce de framboesa em cada uma das 10 bolachas redondas e cubra com a bolacha com a abertura em forma de estrela. Polvilhe com açúcar em pó.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo11:11

    Com este video, só posso mesmo levar a receita para casa! A fazer seguramente este fim de semana (se não for já hoje à noite....) :)
    E a receitinha da batata doce, ovo e cogumelos também está no TOP. Seguramente vai ser o nosso jantar muito em breve.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:39

    Uma ideia bem docinha para alegrar um dia bastante cinzento!
    Também é uma boa sugestão para as ofertas de Natal, juntamente com um chá. Confesso que já tenho saudades de fazer bolachas recheadas, e as últimas que fiz foram os casadinhos que trouxeram boas recordações de infância.
    Talvez apareçam este fim de semana, a acompanhar o chá ou café.

    Um grande beijinho e um bom fim de semana,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Lara01:13

    Vamos fazer amanhã...para delícia de todos...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Essas bolachas ficaram lindíssimas. Um presente perfeito para oferecer nesta época.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/waffles-de-abobora-no-forno.html

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Joana,

    Será que resulta sem o ovo? Tenho uma filha alérgica a este alimento :(
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:33

      Ana Pinto,

      Experimente aumentar a manteiga para 200g e suprimir o ovo ( a receita lembra a que costumo usar para as areias/"bolachas 3,2,1" - 300g de farinha, 200g de manteiga e 100g de açúcar, ela fica um pouco mole e convém ir algum tempo ao frigorífico para ficar firme), ou experimentar o "ovo de linhaça" (não recordo as quantidades certas, mas acho que é 1 c. de sopa de linhaça moída para 2 ou 3 colheres de sopa de água, misturar bem e deixar repousar cerca de 15 minutos; talvez seja necessário ajustar a farinha. Só usei uma vez este "ovo", as bolachas ficaram consistentes, e foram moldadas à mão).
      Espero que as sugestões ajudem.

      Um grande beijinho,
      Sara Oliveira

      Eliminar

Imprimir