Presentes de última hora: Bolachas no Frasco DIY


Nestes últimos dias, e com a divulgação do novo livro “Presentes com um sabor Especial”, levei esta “receita” a dois programas de televisão. Porque muitas pessoas não conseguiram apanhar os ingredientes, recebi inúmeras mensagens com solicitações para publicar a receita. É uma excelente sugestão para um presente de última hora - além de ser sempre um presente giro, e de poderem adaptar a receita à vossa receita favorita ou de família.
Por aqui anda-se em modo presentes de comer. Ontem houve noitada, até à 1h30 da manhã, entre o corte das etiquetas (com o Miguel a fazer uma grande parte desse trabalho) e com a decoração das embalagens. Até porque ontem saíram granolas, biscoitos vários e até sweet chilli da minha cozinha. Mas quem corre por gosto não cansa, e aos poucos tudo começa a ficar pronto.
E para um presente rápido de última hora, aqui fica a receita tão pedida! (Mas não se esqueçam que no livro há muitas mais!)

Ingredientes para o frasco:

110g de farinha
1/2 colher de chá de fermento em pó
75g de açúcar amarelo ou mascavado
75g de açúcar “normal”
60g de flocos de aveia
100g de avelãs
125g de pepitas de chocolate

Ingredientes extra para fazer as bolachas:

100g de manteiga derretida
1 ovo ligeiramente batido
1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

Preparação:

Peneire a farinha juntamente com o fermento. Coloque a mistura no fundo de um frasco transparente com cerca de 800ml de capacidade, nivelando-a bem. Por cima da farinha coloque o açúcar amarelo, e depois o açúcar normal. Tenha o cuidado de nivelar sempre cada um dos ingredientes antes de acrescentar o seguinte. Por cima do açúcar coloque agora os flocos de aveia por cima destes as avelãs grosseiramente partidas e por fim as pepitas de chocolate. Feche bem o frasco. Decore-o e ofereça juntamente com o modo de preparação.
Para fazer as bolachas coloque todo o conteúdo do frasco numa taça e acrescente a manteiga, o ovo e o extrato de baunilha - se usar. Misture bem.
Coloque colheradas de massa devidamente espaçadas num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 10 a 15 minutos ou até as bordas estarem ligeiramente douradas. Deixe as bolachas arrefecerem em cima de uma grelha e repita até esgotar toda a massa.

Bom Apetite!



4 comentários :

  1. Anónimo10:02

    Uma boa ideia para os mimos de última hora!
    Em casa, também há noitada, entre preparar bolachas (em semana de trabalho, não se consegue fazer grandes quantidades, por isso preparo a(s)massa(s= que requeira(m) tempo no frio para o dia seguinte, e avanço com as massas rápidas, em que misturo tudo e vai para o forno), preparar os saquinhos de chá, e fazer os saquinhos com as bolachas (por norma, o meu cabaz é um "sortido" de bolachas, saquinhos com chá e um frasco de compota), além de preparar as embalagens.
    Tenho uma dúvida: fiz as bolachas das renas (cortadas em bolachas normais), mas tenho dúvida com o tempo de forno. Tive que reduzir para 15-20 minutos, em vez dos 25 minutos indicados. A temperatura são mesmo os 25 minutos?

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Isto é q é :) Sou cada vez mais fã dos mixes em frascos, até pq cada vez tenho menos tempo p fazer tudo sozinha p oferecer a tempo do Natal! Thanks pela dica :D Bjinhos.

    ResponderEliminar
  3. Adoro estas tuas ideias!

    ResponderEliminar

Imprimir