Palmiers de Alheira (receita também em video)


Dezembro é mesmo assim, Acabamos uma festividade e já estamos a pensar na próxima.
Se o Natal é a festa da família, o fim de ano é com os amigos. Por aqui, num convívio em que cada um traz umas coisas, para simplificar a vida a todos. Muitos adultos e crianças numa festa animada para celebrar o último dia do ano e dar as boas vindas ao ano que chega e que, esperamos, nos traga outras coisas melhores e diferentes do que o ano anterior...
Para quem ainda não definiu a ementa para estes dias, que ainda não sabe o que fazer e anda à procura de inspiração fácil e simples, uns palmiers de alheira, sempre simples de preparar e que nunca destoam em nenhuma mesa de entradas ou petiscos.
E se nunca fizeram palmiers, ou têm dúvidas no processo, uma receita com video para vos ajudar a perceberem como é tão simples e prático receber os amigos com umas coisinhas boas.
Espero que vos sirva de inspiração...



Ingredientes para cerca de 25 palmiers:

1 rolo de massa folhada refrigerada (de preferência retangular)
1 alheira de boa qualidade

Preparação:

Retire a pele à alheira e  esmague-a com um garfo de modo a ficar uma espécie de pasta.
Entretanto desenrole a massa folhada e espalhe bem esta mistura sobre toda a massa. Enrole agora uma das pontas da massa (a mais larga) até meio. Enrole depois o outro lado da massa até que fique com dois rolos da mesma massa, lado a lado.
Com uma faca afiada corte fatias de massa com cerca de 1cm de largura e disponha-as deitadas num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC até a massa folhar e os palmiers ficarem dourados.
Deixe arrefecer antes de servir.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo09:34

    Uma ideia prática, vistosa, e que anima uma festa!
    Costumo fazer tanto doces (canela/especiarias e açúcar, simples, com doce ou lemon curd) como "salgados" (queijo, chutney ou mistura dos dois quando tenho pouca quantidade). Saem sempre diferentes e é uma forma rápida de ter algo doce ou um petisco.
    Para não variar, tenho parte dos ingredientes (alheira), e só falta arranjar o resto. Talvez saia para a passagem do ano!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Adorei a dica e o vídeo muito legal. Estou levando a sua preciosa dica. Para fazer doce é só trocar o recheio?
    Feliz ano novo.

    ResponderEliminar

Imprimir