Bacalhau à Brás (com Batatas “fritas” no Forno)


De há uns tempos a esta parte, temos reduzido imenso os fritos cá em casa - não é que se fizessem muitos, mas tentamos fazer cada vez menos. Nos últimos tempos tenho percebido que o forno com a função de ventilação, e com um pouco de azeite para dar gosto e até para ajudar no “acabamento” final, têm resultados bastantes satisfatórios, seja em filetes, peixe “frito”, panados, batatas fritas.
Das últimas experiências por aqui foi um bacalhau à Brás usando as batatas “fritas” no forno com o ventilador (basicamente o forno com a função de ventilação, faz a mesma coisa que as maquinetas de fritos com ar e quase sem gordura). Como por aqui gostamos bastante de bacalhau à Brás, gostamos também desta versão, e deste resultado final... Até porque o que faz mesmo a diferença, mais do que as batatas fritas, é o ovo não ficar demasiado cozinhado e conseguirmos aquela textura cremosa, em vez de um bacalhau com ovo seco, mais a parecer ovo mexido.
Acho que por aqui ficou aprovado.

E entretanto há mais workshops agendados. Para já no Furadouro - Ovar, já no próximo dia 15 de Outubro, domingo, pelas 10h na Colher de Chá, com o tema Receitas Simples para os Jantares Semanais. Para mais informações e para se inscreverem geral@colherdecha.pt.
E vou avisando que dia 28 de Outubro volto ao Porto - Workshops Pop UP -  e dia 1 de Novembro estarei finalmente e Lisboa - também no Wokshop Pop Up Chiado. Mais informações em breve!


Ingredientes para 4 pessoas:

4 batatas médias
2 postas de bacalhau
2 cebolas 
1 folha de louro
4 ovos
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
salsa picada q.b.

Preparação:

Leve um tacho ao lume com água e, assim que levantar fervura junte as postas de bacalhau, deixando-as cozer alguns minutos.
Entretanto descasque as batatas e corte-as em palitos finos (se tiver a ajuda de uma mandolina ainda melhor que torna a tarefa ainda mais rápida).
Coloque os palitos e batata num taça e regue com um fio de azeite e um pouco de sal envolvendo bem. Disponha depois as batatas num tabuleiro forrado com papel vegetal, numa camada só e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC com ventilação até as batatas estarem cozinhadas e a começarem a dourar - se necessários vire-as durante o tempo que estão no forno.
Entretanto descasque as cebolas e os dentes de alho. Lamine o alho e corte a cebola em meias luas e leve-as ao lume num tacho juntamente com um pouco de azeite e a folha de louro, deixando-as refogar até começarem a ficar macias e translúcidas. Entretanto limpe o bacalhau de peles e espinhas, e junte-o à cebolada. Retifique e sal e pimenta.
Assim que as batatas também estiverem prontas envolva-as na cebola e no bacalhau.
Bata depois os ovos com uma pitada de pimenta e verta-os sobre a mistura anterior. O tacho não não deve estar demasiado quente, nem o lume muito alto, de modo a que os ovos não fiquem secos, mas sim macios, e uma mistura cremosa. Vá envolvendo cuidadosamente.
Coloque depois no prato de servir e polvilhe generosamente com a salsa picada.
Sirva com uma salada de alface.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo10:46

    Adoro bacalhau à brás! Sempre foi uma das minhas comidas preferidas quando era pequena, e era um ritual partir as batatas fininhas e fritar.
    Hoje em dia, é pontual, e com a batata frita de compra não é a mesma coisa. Além disso, não gosto dos ovos pouco cozinhados, pois desde que tive uma indisposição com um bacalhau à brás num restaurante, há alguns anos atrás (os ovos estavam quase crús e tinha demasiada gordura), fugi dele.
    No entanto, irei experimentar com a versão "fritas no forno" e voltar a fazer as "pazes" com ele.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Bacalhau à brás é dos meus pratos preferidos! Este tem ótimo aspeto, felizmente o meu forno tem a função de ventilação e eu vou ter de experimentar :)

    Visita-me ❤ Freedom Girl

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana,
    Costumo fazer assim (no forno) e com batata doce laranja, ainda ficámos mais fãs.
    Obrigada pela partilha
    Filipa (Filipaxf)

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana, como consegue que os filhotes comam com a salsa que pôs por cima? Os meus tudo o que é toque de orégãos ou salsa ou coentros, já nem comem o resto...se tiver um truque, diga!

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana, fiz esta receita e ficou muito boa, e principalmente muito saudavel. Não ficou nada a dever à receita tradicional, recheada de gordura. A fazer muitas vezes cá por casa certamente.
    Obrigada.

    ResponderEliminar

Imprimir