Cookies Diferentes em 8 Minutos


A primeira vez que preparei estas bolachas foi por altura do Natal. Fiz como um mimo para os miúdos e chamaram-me à atenção por serem diferentes nos ingredientes usados, e fiquei curiosa por esta versão. Os miúdos que não costumam comer deste tipo de bolachas gostaram muito. E é sempre preferível oferecer este tipo de coisas - bolos, bolachas e afins - feitos em casa, com ingredientes que conhecemos, do que os muito processados e de compra. 
Fiquei com pena de não as ter fotografado - a azáfama na altura foi muita - e de as poder partilhar com quem tem interesse em experimentar receitas com ingredientes menos comuns, ou de regimes alimentares diferentes, ou que apenas querem outras escolhas para si e para os seus.
Voltei a fazê-las na semana que passou. Desta vez com direito a foto, e mais uma vez muito bem recebidas pelos meus rapazinhos. O Zé Maria até pediu para levar para as “professoras”, porque a mamã tinha feito umas bolachas muito boas....
A receita é da Joana Moura, com quem tenho aprendido imensas coisas, que me tem ajudado a olhar para algumas escolhas alimentares de outra forma e a mudar alguns aspetos da minha (nossa) alimentação com, acredito eu, benefícios para todos.
Fica a receita dela!

Ingredientes para cerca de 12 bolachas:

6 colheres de sopa de manteiga amolecida
6 colheres de sopa de açúcar de coco
1 colher de sopa de essencia de baunilha
1 ovo
12 colheres de sopa de farinha de fubá de mandioca (farinha de mandioca fina - diferente da que usamos para fazer farofa! É muito mais fina - e não é polvilho!)
1 colher de sopa de linhaça em pó
1/2 colher de chá de flor de sal
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
75g de chocolate com 80% cacau partido em pequenos pedaços 

Preparação:

Numa taça misturar a manteiga com o açúcar de coco. Juntar depois a baunilha e o ovo e misturar bem. Adicionar a farinha de fubá de mandioca, a linhaça, a flor de sal e o bicarbonato.
Finalmente juntar os pedacinhos de chocolate.
Colocar colheradas desta mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal, espalmando um pouco as bolachas.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante 8 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer numa grelha.
Coma depois de frias.


Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Anónimo09:19

    Muito bom aspeto, vou fazer !
    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:40

    Estão apetitosas!
    Estou sempre curiosa com o uso de farinhas diferentes que não o trigo, pois é sempre uma forma de variar e ter receitas de "reserva" quando acaba a farinha de trigo, além de conhecer pessoas que não consomem coisas com glúten ( e ter algo para estas situações).
    Uma dúvida: como ficam em termos de textura? Ficam macias ou crocantes? Estou a aprender a usar os derivados da mandioca (farinha de pau, polvilho doce ou azedo), e estes têm uma textura muito própria.
    Seja como for, tenho os ingredientes em casa (até o fubá de mandioca que estava à espera de ser usado), e serão para experimentar em breve. Palavra de "bolacheira"!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Um bela sugestão, sim senhora :) De certeza q vou gostar! Bjinhos e td a correr bem!

    ResponderEliminar
  4. Adorei a dica. Sou viciada em bolachas. minha mãe fazia um com sal amoníaco e farinha de milho, era uma delicia nunca peguei a receita.
    Feliz 2018.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo19:23

    Joana, embora as bolachas pareçam deliciosas não venho comentar a receita, venho sim, felicitá-la pelo que acabei de ver no seu instagram! Muitos parabéns e muita saúde para os 5 ! Sê benvinda Benedita ❤
    Beijinhos, Catarina

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana, onde compra a farinha de fubá? Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:49

      Olá Anouska,

      O fubá de mandioca costumo ver no Pingo Doce, naqueles sacos de 1 kg ("farine foufou du manioc" - acho que é esta a designação) junto do feijão congo e aqueles sacos grandes de arroz de jasmim. O Lidl teve na semana temática dedicada a África. Encontrei uma vez no Supercor da Expo, fubá de mandioca extra, junto dos polvilhos. As lojas que vendam produtos africanos são capazes de a vender, bem como no Jumbo ou mesmo o supermercado do El Corte Inglés - secção da comida do mundo. O Continente (hipermercado) poderá ter, mas a oferta poderá variar em função da dimensão, sortido e localização da loja. Outra hipótese, é contactar a JFF Villarica Gourmet Store, consultando a página deles no facebook.
      Espero que a informação ajude!

      Sara Oliveira

      Eliminar
  7. Olá Joana, e que tal um video desta receita? Já tentei fazer algumas vezes e tenho sempre que moldar as bolachas à mão, parece que a massa não "liga".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:36

      Olá! Eu coloquei apenas 7 colheres de sopa de farinha de Fubá e já achei a massa muito seca ... são mesmo 12 colheres de sopa ?

      Eliminar
    2. Cláudia14:50

      Acabei de fazer com as 12 colheres e ficaram óptimas e a massa excelente para moldar.

      Eliminar

Imprimir