Crepes de Arroz com Carne Picada no Forno


Nas vésperas de ir de férias a história é sempre a mesma. Uma tentativa de acabar com tudo o que tenho cá em casa, no frigorífico e também na arca e até coisas abertas na despensa, de modo a rentabilizar ao máximo tudo o que já tenho.
Este ano o desafio foi ainda maior porque decidi descongelar  e limpar a minha arca congeladora, portanto andamos a tentar escoar o máximo de coisas que tínhamos em  casa. A tarefa foi cumprida, porque a arca está vazia e limpinha, pronta a receber-nos quando viermos de férias.
E assim aproveitei para gastar um pedaço de carne de vaca do meu cabaz de carne marinhoa, e que piquei em casa, e as folhas de crepe de arroz que já estavam abertas na despensa. E ficou realmente um petisco delicioso!

Ingredientes para 10 rolinhos:

250g de carne de vaca picada
1 cebola pequena
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de oregãos q.b.
10 crepes de folha de arroz
salsa picada q.b.

Chutney de pimentos ou molho agridoce para servir

Preparação:

Comece por preparar a carne. Pique finamente a cebola e leve-a ao lume um pouco de azeite deixando alourar, Junte depois a carne picada e envolva bem na cebola. Acrescente a folha de louro, o sal e pimenta a gosto, o alho, os oregãos, o colorau e os cominhos e envolva bem deixando refogar e apurar a carne. (Atenção que deve ficar sem molho) Retire e deixe arrefecer completamente.
De acordo com as instruções da embalagem demolhe os crepes de folha de arroz, um por um em água morna até que fiquem moles e maleàveis. Recheie com o preparado de carne e enrole-os cuidadosamente. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Repita até esgotar todos os ingredientes.
Pincele os crepes com um pouco de azeite e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC com ventilação, até que a massa fique crocante, cerca de 20 minutos.
Sirva polvilhados com salsa picada e acompanhe com chutney de pimentos ou molho agridoce.


Bom Apetite!

3 comentários :

Imprimir