Crepes de Arroz com Carne Picada no Forno


Nas vésperas de ir de férias a história é sempre a mesma. Uma tentativa de acabar com tudo o que tenho cá em casa, no frigorífico e também na arca e até coisas abertas na despensa, de modo a rentabilizar ao máximo tudo o que já tenho.
Este ano o desafio foi ainda maior porque decidi descongelar  e limpar a minha arca congeladora, portanto andamos a tentar escoar o máximo de coisas que tínhamos em  casa. A tarefa foi cumprida, porque a arca está vazia e limpinha, pronta a receber-nos quando viermos de férias.
E assim aproveitei para gastar um pedaço de carne de vaca do meu cabaz de carne marinhoa, e que piquei em casa, e as folhas de crepe de arroz que já estavam abertas na despensa. E ficou realmente um petisco delicioso!

Ingredientes para 10 rolinhos:

250g de carne de vaca picada
1 cebola pequena
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de oregãos q.b.
10 crepes de folha de arroz
salsa picada q.b.

Chutney de pimentos ou molho agridoce para servir

Preparação:

Comece por preparar a carne. Pique finamente a cebola e leve-a ao lume um pouco de azeite deixando alourar, Junte depois a carne picada e envolva bem na cebola. Acrescente a folha de louro, o sal e pimenta a gosto, o alho, os oregãos, o colorau e os cominhos e envolva bem deixando refogar e apurar a carne. (Atenção que deve ficar sem molho) Retire e deixe arrefecer completamente.
De acordo com as instruções da embalagem demolhe os crepes de folha de arroz, um por um em água morna até que fiquem moles e maleàveis. Recheie com o preparado de carne e enrole-os cuidadosamente. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Repita até esgotar todos os ingredientes.
Pincele os crepes com um pouco de azeite e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC com ventilação, até que a massa fique crocante, cerca de 20 minutos.
Sirva polvilhados com salsa picada e acompanhe com chutney de pimentos ou molho agridoce.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Adorei a ideia. Onde comprou os crepes de arroz? Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:30

    Adoro estas ideias!
    Não conheço os crepes de arroz (tenho que estar atenta aos supermercados), mas gosto da ideia para adaptar aos crepes salgados, tortilhas ou mesmo usando massa fillo, acompanhadas deste chutney.


    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir