As receitas têm esta capacidade de ir passando de pessoa para pessoa e de se tornarem também de quem as faz muitas vezes. Para alguém uma receita pode ser da avó, mas quando a passam a uma amiga, ela deixa de ser a receita da avó, e passa a ser a receita da amiga....
É um bocado o que se passa com estas panquecas. Quem me deu esta receita foi a Marta, porque a Marta não gosta das receitas das panquecas sem açúcar que levam banana, porque a Marta não gosta de banana. E descobriu esta receita no instagram da PT Sara Rocha (https://www.instagram.com/sararochapt/) há já muito tempo, e passaram a ser as panquecas preferidas dela.
Conversa puxa conversa, e eu fiquei curiosa com as panquecas. A Marta lá me deu a receita. E para mim, a receita deixa de ser da Sara e passa a ser da Marta.
Testamos cá em casa e foram aprovadas por mim e pelos miúdos.
Uma alternativa sem açúcar (e sem glúten) para quem quer variar das panquecas de banana ou simplesmente não gosta de banana!
Ingredientes para 4 panquecas grandes:
100g de polvilho doce (eu usei azedo e ficou bem)
100g de coco ralado
200ml de bebida vegetal de coco (eu usei de arroz)
4 ovos
2 maçãs
canela em pó q.b.
Preparação:
No copo da varinha mágica juntar os ovos com o polvilho, o coco e a bebida vegetal e triturar até tudo estar misturado.
Verter a mistura para 4 formas redondas médias untadas com manteiga ou azeite (ou 6 mais pequenas - eu usei tarteiras de louça) e por cima cobrir com a maçã cortada em fatias finas. Polvilhar com canela.
Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.
Comer ainda mornas ou preparar de véspera e aquecer um pouco antes de servir no dia seguinte.
Bom Apetite!
Adoro panquecas.
ResponderEliminarBoa Quarta-feira.
E eu adorei e vou fazer, pois tal como a Marta, tb eu ñ gosto de banana :D Bjinhos e obrigada pela partilha :)
ResponderEliminartambém eu tenho uma pequena lá em casa que não gosta de bababa!!!! e de iogurtes, o que me dificulta a maioria das receitas! estas vou fazê-las para mim e para ela e para mim, vão cobertas com iogurte grego e mel....Para mim, a receita da Joana!
ResponderEliminarAgradeço a partilha desta receita.
ResponderEliminarAndo a experimentar várias receitas de panquecas, mas confesso que as de banana são as que dão "água pela barba", pois muitas vezes desfazem-se ao virar.
Fiz estas â noite, no dia em que foram publicados, e foi o mote para usar algumas maçãs murchas da fruteira. Deram para dois pequenos almoços. É uma pequena forma de "atacar"a vontade de um bolo de maçã, sem ter que fazer o bolo inteiro.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira