Bolo de Banana com Farinha de Arroz


O tradicional mês das férias está mesmo a chegar ao fim. E o mês dos recomeços a chegar ao virar do fim de semana.
O Jardim de Infancia do António já começa segunda feira e  parece impossível que o meu filho mais velho vá entrar no primeiro ano daqui a mais uns dias (e eu que ainda nem dos livros fui tratar!)
Setembro vai começar e vamos mesmo de entrar nas rotinas. Eu e eles. Vamos deixar de ter as manhãs vagarosas e o nosso tempo vai passar a ser controlado para chegar a todo o lado às horas que devemos! E vamos ter de criar as novas rotinas com a entrada do Zé Maria na nova escola. Ainda não sei bem como isso vai acontecer. Apesar de este ritmo de estar em casa com 3 crianças não ser de todo fácil - também ainda não sei como vão ser estes primeiros tempo de Setembro. No final sei que vai correr tudo bem! Ansiosa que Setembro chegue, mas ao mesmo tempo com uma pontinha de nostalgia porque um dos meu rapazinhos já não é um bebé, e agora a vida dele vai mudar tanto, e eu espero que ele seja capaz de se adaptar bem e não se atrapalhe muito com estas novas responsabilidades...
E aqui entramos também aos poucos nas nossas rotinas habituais. Fizemos pão caseiro, iogurtes e esta semana a nossa meal prep foi quase no nosso regime normal.
E hoje, sexta feira, há bolo!

Ingredientes:

125g de manteiga
100g de açúcar amarelo
2 ovos
3 bananas esmagadas (usei bananas da madeira, portanto não muito grandes)
175g de farinha de arroz
50g de amido de milho (maisena)
1 colher de chá es canela
2 colheres de chá de fermento em pó

Preparação:

Numa batedeira ou robot de cozinha amasse a manteiga com o açúcar amarelo até obter uma mistura cremosa, Junte depois os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Junte depois as bananas esmagadas com um garfo e misture mais um pouco para incorporar.
Acrescente a farinha de arroz, o amido a canela e o fermento e misture um pouco mais até tudo estar incorporado.
Unte uma forma de bolo inglês (com cerca de 500ml de capacidade) e verta a mistura do bolo. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1hora, até o bolo estar cozinhado.
Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Oooohhhh.....amo muito, muito os bolhos! Meu favorito com nas Sopas dos PObres em Porto tudos dias!!!! Uhhhhhh rico, rico~!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:20

    Estou a começar a apreciar os bolos com banana, pois muitas vezes ficam esquecidas na fruteira e é uma forma de usar sem ser em batidos.
    Para experimentar brevemente quando ficar mais fresco, pois o calor corta um pouco a vontade de fazer bolos.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Olá! Em vez da farinha de arroz que outra podemos usar? De mandioca, por exemplo? Ou a tradicional de trigo? Obgda. Bj

    ResponderEliminar

Imprimir