Esparguete com Almôndegas Estufadas num Tacho Só


Estes primeiros dias em casa depois do regresso de férias, nem sempre são fáceis. Este ano planeamos tudo de forma diferente, por nós e por eles. Uns dias na nossa praia de sempre, com os avós (de um lado e de outro) e depois uns dias só nós os cinco com piscina. Por vários motivos. Porque também precisamos de uns dias de férias só os cinco. Porque notamos que os miúdos nos outros anos se fartavam de praia - e porque o Zé Maria na realidade não gosta de praia - e porque precisava de uns dias sem fazer mesmo nada, nem camas, nem cozinhar, nem levantar mesa, nem lavar a loiça, nem ir às compras.... Decidimos também que queríamos estar em casa no fim de semana antes de o Miguel regressar ao trabalho para nos organizarmos, até porque eu ainda tenho uma semana pela frente com os 3 em casa, pois a escola do António começa apenas dia 2 de Setembro e a do Zé Maria só lá para 12 de Setembro.
Portanto chegamos a casa numa sexta feira à tarde. Houve tempo de arrumar as coisas e ir comprar alguns frescos, fruta, legumes iogurtes - não tinha nem uma peça de fruta em casa! O jantar de sexta feira foi frango de churrasco, que comprei na volta das compras, porque ainda estava naquela registo de férias, e apesar de ter algumas coisas congeladas, não estava ainda nesse registo....
E depois, no resto do fim de semana, entre o salmão que tinha congelado, e a jantarada com os amigos, domingo, que amanheceu enevoado e se manteve quase todo o dia assim teve direito a comida de conforto. Almôndegas que eu tinha preparado e congelado em cru, e esparguete, com molho de tomate e numa versão que é a minha preferida. Ou seja a massa fica a estufar juntamente com o molho de tomate e as almôndegas. E fica delicioso, e nada a ver com a massa cozida à parte.
Esta é, sem dúvida a minha receita preferida de esparguete com almôndegas. Espero que também gostem.

Ingredientes para 4 pessoas:

Para as almôndegas
400g de carne de vaca picada
1 gema
1/2 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de oregãos secos
sal e pimenta q.b.

1 lata de tomate pelado
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite q.b.

300g de esparguete
folhas de manjericão fresco ou manjerico

Preparação:

Comece por preparar as almôndegas. Coloque a carne picada numa taça e tempere com sal, pimenta, o alho em pó e os oregãos. Junte a gema de ovo e amasse muito bem até que a carne se despegue das paredes da taça. Forme bolinhas não muito grandes. (Neste ponto, eu costumo congelar as almôndegas. Normalmente faço mais quantidade do que a indicada nesta receita, e assim tenho sempre almôndegas congeladas e prontas a utilizar. Congelo e cozinho diretamente sem descongelar!)
Pique a cebola e os dentes de alho e reserve.
Leve depois uma caçarola ou tacho grande ao lume. Junte um fio de azeite e deixe aquecer bem. Junte as almôndegas e deixe-as cozinhar até que comecem a ganhar cor. Acrescente depois a cebola e os dentes de alho picados, e a folha de louro e envolva bem para refogar e ganhar cor. Junte depois o tomate pelado (ou tomate bem madurinho) cortado em pedaços e envolva bem deixando cozinhar cerca de 5 minutos. Junte depois cerca de 500ml de água e retifique de sal e pimenta. Deixe levantar fervura e junte o esparguete, envolvendo bem. Deixe cozinhar em lume brando até o esparguete estar cozido.
Sirva polvilhado com folhas de menjericão ou manjerico.


Bom Apetite! 

7 comentários :

  1. estas receitas "one pot" estão agora um bocado na moda, não achas? deve ficar super saboroso! :)
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Sempre fiz assim. Aprendi com a minha mãe a fazer este tipo de comidas assim. Eramos 6 em casa e com poucas economias. Comidas assim rendiam mais e para mim são tão saborosas. Rojões com esparguete e cenoura, arroz de frango, são outros exemplos

    ResponderEliminar
  3. Que carne (que parte da vaca) manda picar para as almôndegas?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:37

    Fiz ontem e ficou optimo

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:53

    Faço algo parecido, mas com a massa de meada.
    Este tipo de pratos é muito prático, pois só suja uma panela.
    Mais uma ideia para variar o esparguete com as almôndegas, com o bónus de evitar sujar uma panela extra.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  6. Fiz e ficou delicioso...
    Obrigada.

    ResponderEliminar

Imprimir