Rissois de Espinafres e Cogumelos


As refeições sem carne nem peixe são agora tão normais para nós que, quando não as incluímos, já notamos a diferença na nossa ementa semanal!
Andava a namorar este recheio de rissois, desde que vi a Luísa, do Sardinha Fora da Lata, a fazê-los, e não descansei enquanto também não fiz. A Luísa tem uma receita totalmente vegan que podem encontrar no instagram dela - e até vos explica como panar sem ovo, que eu sei que é um problema para quem tem miúdos alérgicos a ovos!. Eu adaptei as quantidades ao que tinha. E ficaram igualmente deliciosos! Uma excelente alternativa aos recheios de carne e peixe.

Ingredientes para cerca de 18 rissois:
(adaptado de uma receita da Sardinha Fora da Lata)

1 dose de massa de rissois (vejam a receita da massa aqui ou aqui)
ovo batido para panar
pão ralado para panar

Recheio de Espinafres e Cogumelos:
1 cebola
azeite q.b.
240g de espinafres baby
350g de cogumelos brancos
sal e pimenta q.b.
molho bechamel q.b.*

  • Para o molho bechamel, leve ao lume um tacho com 50g de manteiga ou azeite e junte depois 50g de farinha. Mexa bem, de modo a cozinhar a farinha e formar uma pasta. Junte depois 350ml de leite ou bebida vegetal a gosto, aos poucos e poucos, incorporando a pasta de farinha com o leite, até obter um bechamel de consistência grossa. Tempere depois a gosto com sal, pimenta e noz moscada.

Preparação:

Pique a cebola e leve-a ao lume num tacho juntamente com o azeite, deixando refogar até a cebola querer ganhar cor. Junte depois os cogumelos finamente picados, e envolva bem, deixando cozinhar. Acrescente também os espinafres finamente picados e envolva bem. Deixe cozinhar até não haver líquido no fundo do tacho (passo muito importante para um recheio perfeito!), e a mistura estar seca.
Finalmente junte o molho bechamel (talvez não necessite de toda a quantidade) e envolva bem. Retifique depois de sal e pimenta e deixe arrefecer COMPLETAMENTE antes de montar os rissois.
Estique depois sobre uma superfície enfarinhada e o mais fino que conseguir a massa dos rissois e recheie com a mistura já fria de cogumelos e espinafres, cortando depois os rissois com um copo ou cortador próprio.(Atenção para não deixar ar ao fechar os rissois, ou eles podem rebentar ao fritar!) Vá colocando os rissois numa superfície enfarinhada.
Passe depois os rissois no ovo batido e depois por pão ralado. Neste ponto poderá congelar os rissois, 
Frite depois em óleo abundante até que fiquem dourados e escorra sobre papel absorvente.


Bom Apetite!

5 comentários :

Imprimir