Gaspacho em 3 Tempos


Nada como os dias mais quentes para se começar a vontade de se iniciar uma refeição com uma sopa fria.
Curiosamente faz parte das minhas memórias, a minha avó a preparar gaspacho (à moda alentejana, e cuja receita encontram aqui no blogue). E nessa altura não achava grande piada. Bastava começar o tempo quente, a abundancia de tomates, pepinos e pimentos da hortinha, e lá havia gaspacho quase todos os dias para o almoço, com gelo e muito oregãos, e que o meu pai comia sempre com enorme satisfação.
Pois eu aprendi a gostar de gaspacho, mas gosto mais da versão tudo triturado.... Acho além de mais simples de preparar, que fica mais suave ao paladar.
Deixo-vos aqui a minha versão, que se prepara em poucos minutos. Se tiverem os legumes no frigorífico e usarem agua fresca, então ainda melhor para combater o calor!

Ingredientes para 4 pessoas:

2 tomates coração de boi maduros
1/2 pepino
1/2 pimento vermelho
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 colher de sopa de oregãos secos
azeite q.b.
flor de sal q.b.
2 colheres de sopa de azeite
vinagre de vinho q.b.

Preparação:

Lave bem os legumes. Retire o pé ao tomate e corte-o em pedaços. Descasque o pepino, deixando apenas um pouco de casca  e corte-o também em pedaços. Limpe de sementes o pimento e corte-o também. Descasque a cebola e os dentes de alho  e corte-os em pedaços.
Coloque tudo no copo liquidificador, robot de cozinha, ou copo da varinha mágica. Tempere com flor de sal, os oregãos, o azeite e vinagre a gosto. Triture tudo até obter uma consistência muito cremosa. Se estiver muito grosso, junte um pouco de água fria, até obter a consistência desejada, e bata/triture mais um pouco.
Retifique de temperos.
Sirva bem fresco, simples, com ovo cozido picado ou presunto.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Quando chegarem os dias verdadeiramente quentes, saberá bem com certeza! Bjinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:29

    O gaspacho nunca fez parte dos hábitos de casa durante a época do tomate, embora fosse habitual a sopa de tomate com ovo esfarrapado.
    Recentemente, é que comecei a gostar de gaspacho (com algumas variações), embora a versão triturada seja mais apreciada.
    Vai ser algo a fazer, pois há muito tomate para dar conta, sem ser em saladas!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir